Como abrir uma cafeteria em sua cidade

aprenda como abrir uma cafeteria em sua cidade

Nada menos do que 95% dos brasileiros consomem café, em casa ou na rua, segundo a Associação Brasileira de Indústria de Café (ABIC). Não à toa, é um dos negócios mais procurados por novos empreendedores. Mas como abrir uma cafeteria em sua cidade? O Gerando Empreendedores responde a essa pergunta, trazendo todas as informações para que você possa empreender com sucesso.

Trata-se de um ramo em constante crescimento. Sabe quanto o consumo de café na rua cresceu nos últimos oito anos? O fabuloso índice de 307%! De acordo com a ABIC, temos em torno de 3,5 mil cafeterias espalhadas pelo país, de minúsculos estabelecimentos, que servem basicamente café, a negócios mais elaborados, onde se pode provar diversos tipos da bebida e comer bem. Há investimentos para todos os bolsos, e isso é um fator relevante na decisão de abrir uma cafeteria em sua cidade.

Como você pensa sua cafeteria?

Para empreender, não bastam uma boa ideia, disposição, coragem e capital para investimento. É preciso estudar bastante o negócio antes de abrir as portas para o mercado. E o nome desse estudo é plano de negócios, ou business plan. Como você pensa sua cafeteria? Quem você pretende ter como cliente? Onde você estabelecerá o negócio? Como será a decoração? E a concorrência? Quanto pretende investir, gastar e lucrar? Essas são apenas algumas das muitas perguntas que você buscará responder em seu plano de negócios.

Esse estudo vai permitir que você tenha uma visão bem real do seu futuro empreendimento e, assim, evitará erros que poderão atrapalhar o sucesso da cafeteria e até trazer prejuízos. Trata-se de um passo a passo do negócio, onde você vai apontar as necessidades reais para sua abertura. Com o business plan, você se planejará, vai estudar a concorrência, pensar em ações comerciais e de marketing, elaborar projeções financeiras, enfim, vai se preparar corretamente para montar uma cafeteria em sua cidade.

Um contador vai lhe ajudar nas questões estratégicas

De posse do seu plano de negócios, é preciso, agora, encarar a burocracia para legalizar o empreendimento. Mas não se preocupe, um escritório de contabilidade vai resolver isso para você. Há uma série de procedimentos burocráticos a resolver, e esse é um dinheiro bem investido: um serviço especializado executa a tarefa de forma muito mais rápida e, o que é melhor, sem erros. Afinal, estar na ilegalidade – seja intencionalmente ou por desconhecimento de alguma lei – pode inviabilizar o seu negócio antes mesmo de você começar a contabilizar os lucros.

Além de registrar o contrato social na Junta Comercial, abrir um CNPJ junto a Receita Federal, tirar um alvará na prefeitura, atender às licenças necessárias e conseguir a permissão junto ao Corpo de Bombeiros, o contador fará toda a regularização sanitária da cafeteria. Há outras questões a serem resolvidas, como a autorização do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), caso a cafeteria ofereça música, ao vivo ou mesmo por rádio (artigo 4º da lei nº 9.610/98), e a acessibilidade de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

É uma pequena gincana, que se tornará fácil e rápida de se cumprir com a ajuda de um bom escritório de contabilidade.

A localização para abrir uma cafeteria, é um dos segredos de sucesso

Não tenha dúvidas: a localização da sua cafeteria será vital para o seu sucesso. Lembre-se de que no seu plano de negócios você definiu o público que pretende atender, então é hora de escolher uma loja onde você encontrará esse público.

Obviamente que é preciso de um local muito movimentado. Mas onde eles estão? Centros comerciais, shoppings, locais ao lado de universidades ou grandes condomínios, ao lado de centros médicos ou hospitais, enfim, são muitos os lugares onde a circulação de pessoas é grande e que pedem uma parada para um cafezinho.

Além da localização, o tamanho da loja também vai influenciar no sucesso do seu empreendimento. Mais uma vez, o plano de negócios vai ajudá-lo: dependendo do tipo de cafeteria que você pretende abrir, a loja precisa ser menor ou maior. A ideia é oferecer lanches mais elaborados, sucos e doces? Vai precisar de espaço para seu cliente tomar seu café sentado. Mas caso sua cafeteria sirva cafés e lanches rápidos, como salgados, um espaço para um bom balcão dará conta do recado.

Um detalhe fundamental: certifique-se de que a prefeitura permite a abertura desse tipo de comércio no local escolhido para abrir seu negocio. Mais uma vez, o contador lhe ajudará no estudo de viabilidade do local. .

Tipos de cafeteria : Qual o melhor para abrir? 

Não se engane com a ideia do cafezinho que estamos acostumados a tomar todos os dias. O mundo do café é gigantesco, e isso pode fazer toda a diferença para a sua cafeteria (e, claro, para os seus clientes). O café coado é a forma mais comum que conhecemos.

Trata-se do famoso cafezinho que bebemos na hora de acordar e algumas vezes ao longo do dia. Outro café muito conhecido e consumido é o espresso, um café mais encorpado porque tem rápido contato com a água quando preparado.

Há, no entanto, muitas outras formas de preparar e servir café: café americano, espresso Panna, café longo, mocha, Cappuccino, Caffe Latte, Machiatto, Doppio, Naked, Frappuccino e tantos outros, isso sem falar nos cafés gelados, que são uma delícia também. O que você pretende servir certamente vai definir o tipo de sua cafeteria. E, consequentemente, seu público.

Há diversos tipos de cafeteria, que atendem aos mais variados públicos. Entre elas, temos:

  • Cafeterias comuns e pequenas: onde o cliente pretende apenas tomar um café, um copo de água mineral ou até mesmo beliscar algo. São clientes que estão com pressa, mas não abrem mão de um cafezinho. Em geral, um bom balcão resolve bem o atendimento, já que o cliente toma seu café em pé.
  • Cafeterias mais elaboradas: esse cliente quer um café de mais qualidade e possivelmente estará aberto a comer algo mais gostoso, como um croissant ou um sanduíche natural. Essa cafeteria vai precisar de mesinhas com cadeiras, mas a rotatividade é grande porque os clientes também querem apenas tomar o café e comer algo. Aposte em um cardápio um pouco mais elaborado.
  • Cafeterias tipo bistrô: essa cafeteria serve cafés diferenciados, cafés gourmets, e muitas vezes torram o grão do café no próprio local. É possível fazer uma refeição mais elaborada, como, por exemplo, quiches e saladas. Muitas vezes, há venda de produtos especiais. O wi-fi nessa cafeteria é fundamental: muitos clientes marcam reuniões ali, prolongando seu tempo de permanência no estabelecimento. São cafeterias mais espaçosas, com decoração apurada.

O que sua cafeteria precisa

Sua loja de cafés precisa estar bem equipada para servir seus clientes com qualidade. São muitos os equipamentos que precisam ser adquiridos, o que aumenta um pouco o investimento inicial a ser feito.

  • Máquina de café (pode ser alugada);
  • Moedor de café;
  • Vitrine para salgados e doces (estufa);
  • Balcão refrigerado;
  • Micro-ondas, Freezer e geladeira;
  • Caixa registradora;
  • Coifa;
  • Computador, impressora e banda larga;
  • Espremedor de frutas, liquidificador industrial, sanduicheira (chapa);
  • Mobiliário completo (mesas, cadeiras, armários);
  • Forno;
  • Utensílios em geral, como xícaras, copos, taças, pratos e talheres.

Montando o seu time: Essencial para Montar uma cafeteria de sucesso.

A equipe é a alma de uma cafeteria, pode acreditar nisso. Além de sorver um delicioso café, o cliente quer se sentar e ser bem atendido. A equipe para o bom funcionamento da sua cafeteria vai depender necessariamente do tamanho do negócio.

Mas independente do número de funcionários, você terá que suprir as seguintes funções: atendente, barista, caixa, cozinheiro e/ou auxiliar de cozinha, garçom, gerente, operador de caixa e auxilia de serviços gerais.

A função do barista é a mais sensível do empreendimento porque este profissional será o responsável direto pela qualidade do café servido (claro que ao lado da matéria prima utilizada). É importante investir na sua qualificação, além de apostar sempre nas melhores práticas para um excelente atendimento.

Vale a pena abrir uma cafeteria como franquia? 

Se o seu desejo é abrir uma cafeteria, mas não faz ideia por onde começar – e nem quer fazê-lo – a opção é buscar por uma franquia. O mercado oferece inúmeras opções de franquias de cafeterias, que vão te possibilitar ser dono de um negócio já estabelecido, recebendo todo o apoio na sua operação.

De posse de uma franquia, você irá se preocupar apenas com o dia a dia do estabelecimento, deixando toda a logística por conta do franqueador.

As franquias estão por todos os cantos, mas principalmente em shoppings, galerias comerciais, grandes condomínios, hospitais, universidades, complexos esportivos e em locais de grande concentração de transporte público.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising, em torno de 90% das franquias de cafeterias estão em shoppings e nas ruas. Supermercados respondem por 3,6% das franquias e condomínios e clubes têm 1,4% destes estabelecimentos comerciais.

Embora sejam uma excelente opção comercial, com lucro garantido, as lojas de shoppings cobram luvas, e isso deve ser considerado na hora da sua escolha.

A hora do cafezinho

Você pode abrir sua cafeteria, e tem a opção de escolher entre um estabelecimento mais simples até uma cafeteria gourmet. Seguindo o passo a passo especialmente preparado pelo Gerando Empreendedores de como abrir uma cafeteria em sua cidade, muito rapidamente vai brindar pelos lucros alcançados. Mas o tim tim deve ser feito com café, okey?

Antes de finalizar esse conteúdo, precisamos e indicar outros conteúdos para te ajudar a gerir melhor sua empresa. O primeiro é sobre contabilidade gerencial aplicada para gestão eficiente.

Um outro conteúdo essencial é sobre O BPO financeiro para sua empresa. A maioria das cafeterias que fecham a porta antes dos 5 anos, erram na gestão financeira e no controle do fluxo de caixa.

Por isso, aconselhamos que invista um tempo para ler o conteúdo indicado.

O Gerando empreendedores, é o maior apoio a micro e pequena empresa no Brasil.

Portal Gerando Empreendedores
Portal Gerando Empreendedores
A primeira escola de empreendedorismo no Brasil formada por Contadores e Financistas Especializados. Somos o maior apoio paras as Micro e Pequenas Empresas.
Preciso de Ajuda