O Lucro Real para ecommerce é a melhor opção em regime tributário para quem possui ou pretende abrir um e-commerce para atuar com venda de produtos pela internet?
Se você vende ou pretende vender produtos online e está em busca de uma alternativa que lhe garanta uma boa economia mensal de impostos, continue conosco e acompanhe o artigo até o final.
Neste conteúdo, a Soluzione Contábil, sua contabilidade especializada em e-commerces, vai esclarecer todas as suas dúvidas. No entanto, caso prefira, você também pode clicar em um dos botões abaixo para falar diretamente com um contador especialista.
Quais são as principais vantagens de optar pelo Lucro Real para ecommerce?
No Lucro Real, a tributação é sobre o lucro da empresa, e não sobre o faturamento do negócio, pode resultar em uma importante economia de impostos, principalmente em um tipo de atividade com alta concorrência e lucratividade reduzida, como acontece no caso dos e-commerces.
Não tenha dúvidas, para os empreendedores que buscam economia de impostos, entender sobre esse regime tributário e suas principais diferenças para regimes de tributação como o Lucro Presumido e o Simples Nacional é muito importante.
Com um bom monitoramento fiscal, a elaboração de um planejamento tributário assertivo e a consultoria especializada de contadores que realmente entendem sobre o assunto, você pode pagar impostos sobre o lucro e garantir uma boa economia.
Como calcular o Lucro Real em um comércio eletrônico?
Mas afinal, como calcular o Lucro Real para e-commerce e entender se de fato esse é o regime tributário mais econômico para a sua empresa?
Para o cálculo de alguns impostos, o Lucro Real leva em consideração o faturamento das empresas, enquanto para tributos como o IRPJ e a CSLL, o cálculo é realizado com base no lucro registrado no balanço contábil.
Por sua vez, as alíquotas utilizadas para apuração dos impostos são as seguintes:
- IRPJ: 15% sobre o lucro + 10% de Imposto de Renda sobre o lucro trimestral superior a R$ 60 mil;
- CSLL: 9% sobre o lucro;
- COFINS: 7,6% sobre o faturamento (permitidas algumas deduções);
- PIS: 1,65% sobre o faturamento (permitidas algumas deduções);
- ICMS: Conforme a legislação do seu estado.
O Lucro Real é recomendável para todos os tipos de e-commerces?
Dentre as dúvidas mais comuns entre empresários do segmento de e-commerce que buscam uma alternativa para pagar menos impostos, podemos destacar:
- O Lucro real vale a pena para comércio eletrônico?
- Quando vale a pena optar pelo Lucro Real para ecommerce?
A resposta para perguntas dessa natureza não é direta, pois depende da análise da carga tributária que incide sobre cada tipo de negócio, levando em consideração fatores como:
- Faturamento;
- Lucratividade;
- Alíquotas de impostos estaduais;
- Bases de cálculo;
- Dentre outros itens.
Dessa forma, apenas um planejamento tributário personalizado, elaborado por um contador especialista, pode identificar se o Lucro Real é a melhor opção para o seu e-commerce.
No entanto, o que se pode afirmar de modo geral, é que o regime em questão costuma ser atrativo para negócios com baixa margem de lucro.
Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real para ecommerce – Qual o melhor regime tributário?
Seria um grande erro da nossa parte eleger um único regime tributário como a melhor opção para todos os e-commerces do país.
Conforme explicamos no tópico anterior, são muitos os fatores envolvidos, dentre eles bases de cálculos, alíquotas de impostos, impostos sobre o lucro.
Desse modo, apenas com um monitoramento fiscal e o suporte de uma consultoria especializada, é possível identificar o regime mais econômico para sua realidade atual de negócios.
Em resumo, podemos afirmar que existem casos onde o Simples Nacional é a alternativa mais econômica, assim como situações, onde o Lucro Presumido ou o Lucro Real figuram como a melhor opção para tributar ao abrir uma loja virtual.
Lucro Real ou Simples Nacional para ecommerce?
O Simples Nacional é um regime tributário com alíquotas progressivas que variam de acordo com o volume de faturamento do negócio, iniciando no percentual de 4% no caso dos e-commerces.
Veja a tabela abaixo:
Anexo I do Simples Nacional
Por sua vez, o Lucro Real é um regime de tributação com alíquotas fixas, ou seja, que não variam com base no faturamento do negócio, mas que em contrapartida, possui alíquotas maiores e determinados impostos apurados sobre o lucro.
Como cada regime possui suas próprias características, não é possível afirmar de modo generalista, que um tipo de tributação é melhor que o outro.
Na prática, o que se observa é que:
- O Lucro Real para e-commerce costuma ser interessante para negócios com um volume de faturamento expressivo e margem de lucro apertada.
- O Simples Nacional para e-commerce costuma ser interessante para negócios em fase inicial e baixo faturamento.
Lucro Real ou Lucro Presumido para ecommerce?
De forma semelhante ao tópico anterior, outra dúvida muito comum que encontramos na internet é a seguinte: “Lucro Presumido ou Lucro Real para e-commerce?”
Diante desse tipo de dúvida, observe o comparativo:
Impostos para e-commerce no Lucro Real
- IRPJ: 15% sobre o lucro + 10% de Imposto de Renda sobre o lucro trimestral superior a R$ 60 mil;
- CSLL: 9% sobre o lucro;
- COFINS: 7,6% sobre o faturamento (permitidas algumas deduções);
- PIS: 1,65% sobre o faturamento (permitidas algumas deduções);
- ICMS: Conforme a legislação do seu estado.
Impostos para e-commerce no Lucro Presumido:
- IRPJ: 1.20% sobre o faturamento;
- CSLL: 1,08% sobre o faturamento;
- COFINS: 3%% sobre o faturamento;
- PIS: 0,65% sobre o faturamento;
- ICMS: Conforme a legislação do seu estado.
Observe que cada regime possui suas próprias alíquotas e bases de cálculo, de modo que é impossível definir um único regime como a melhor opção para todos os e-commerces.
Na prática, o que vai determinar se o Lucro Real para e-commerce é melhor que o Lucro Presumido para a sua realidade, são fatores como seu faturamento e lucratividade.
Para saber mais, solicitar um planejamento tributário personalizado, identificar o regime mais econômico para sua realidade e começar a pagar menos impostos, conte com o apoio do Gerando Empreendedores, um escritório de contabilidade especializado em ecommerces, referência em apoiar pequenos, médios e grandes comércios eletrônicos em todo o Brasil.
Clique em um dos botões abaixo e entre em contato conosco!