Como abrir uma empresa em Salvador

Como abrir uma empresa em Salvador

NESSE ARTIGO VOCÊ VAI LER:

Você descobriu que Salvador é um bom lugar para montar um negócio e quer saber como abrir uma empresa em Salvador?

Nós iremos te ajudar com o passo a passo completo e dicas importantes para abrir um CNPJ de sucesso na belíssima capital da Bahia.

Sem dúvida, cidades conhecidas como pontos turísticos então no topo do ranking de preferência entre novos empreendedores.

Isto é, com a alta rotatividade de visitantes, a economia local é, naturalmente, alavancada, o que significa excelentes oportunidades para novos comércios.

A depender do tipo de empresa que você planeja abrir em Salvador, você pode contar com o interesse turístico, local ou até mesmo ambos.

Por isso, você pode achar interessante pesquisar sobre os negócios lucrativos da região e encontrar uma oportunidade perfeita para o seu perfil.

Ademais, é importante que você pense muito a respeito e siga o passo-a-passo que abordaremos a seguir, a fim de aumentar suas chances de sucesso.


    

Um pouco sobre Salvador

A capital baiana é um dos locais mais conhecidos do Brasil, em razão da riqueza cultural, gastronômica, arquitetônica e turística da cidade.

Suas belas paisagens tropicais atraem pessoas de todas as partes do país e do mundo, prontas a imortalizar uma vista deslumbrante em uma fotografia, ou mesmo em suas lembranças.

A população local, sempre muito simpática e receptiva, impulsionam a procura pelo local para passar as férias, e ainda conferem uma importante parcela de consumidores.

A prefeitura local também busca colaborar com a continuidade do crescimento econômico local, disponibilizando inúmeros serviços ao empreendedor através de seu site oficial.

Por isso, Salvador representa uma excelente aposta quando o assunto é ingressar no mundo do empreendedorismo.

Abertura de empresa homem foguete verde

Planejando a abertura de empresa em Salvador

Certamente você já ouvir dizer que planejar nunca é demais, e se tratando de seu futuro ganha-pão, nada poderia ser tão verdadeiro.

Assim, pensar em todos os detalhes possíveis do seu negócio possibilita que você tenha uma visão geral muito boa, o que facilita também os próximos passos.

Para um primeiro momento, você pode se permitir sonhar alto e planejar coisas a longo prazo, mas é importante se lembrar de manter os pés no chão.

Dessa forma, você terá em mente seus objetivos e inspiração para um trabalho duro, sem correr o risco de grandes frustrações futuras.

É claro que seu negócio pode tomar um rumo inesperado e os objetivos iniciais serem substituídos ao longo do amadurecimento da sua empresa, bem como o seu próprio.

Mas isso não invalida a necessidade de ter um norte a princípio, isto é, um objetivo claro que ajudará você a traçar o caminho a percorrer na abertura da sua empresa.

Plano de Negócios para abrir sua empresa em Salvador

Agora que você tem em mente uma ideia geral do ramo, segmento e mercado da sua empresa, é hora de separar o joio do trigo.

Ou seja, você precisa saber decernir exatamente os sonhos dos objetivos reais, para que suas ações daqui em diante sejam o mais realistas possível.

Dessa forma, elaborar um Plano de Negócios, além de muito importante para o andamento do processo de abertura da sua empresa em Salvador, é muito eficiente a fim de controlar a euforia que essa decisão causa.

Por isso, você deve se sentar com calma, respirar e tentar se manter o mais imparcial possível na hora de preencher o seu Plano de Negócios.

Isto é, trata-se de um documento que deve conter todas as informações acerca do seu empreendimento, mercado, público-alvo, aporte inicial e uma porção de outras informações.

Para a correta elaboração desse documento, você deve executar pesquisas eficientes de mercado, concorrentes e clientela que você pretende atender.

Para isso, certamente você deve saber exatamente qual o tipo de empresa que você pretende investir, então talvez este artigo também seja proveitoso, se acaso você ainda não tenha certeza quanto a isso.

Natureza Jurídica e Regime Tributário

A seguir, é hora de decidir características legais do seu negócio, o que significa que talvez seja a hora de contratar um contador profissional.

É papel do contador esclarecer todas as dúvidas que possam surgir ao longo do processo de abertura da sua empresa, bem como orientá-lo acerca de decisões importantes como essa.

Em síntese, a Natureza Jurídica da sua empresa é determinada a partir do porte, presença ou não de sócios, lucro presumido e outras informações.

De acordo com a legislação, existem algumas possibilidades: EP (Empresário Individual); LTDA (Sociedade Limitada); SS (Sociedade Simples); AS (Sociedade Anônima) e EIRELI (Empresário Individual com Responsabilidade Limitada).

A determinação da Natureza Jurídica da sua empresa influencia diretamente nas operações da mesma, sendo que cada modalidade deve seguir regras bastante específicas quanto a quantidade de colaboradores, lucro bruto anual e, consequentemente, tributações.

Ademais, o seu contador também auxiliará na decisão quanto ao Regime tributário da sua empresa, sendo possível posicionar seu negócio como Simples Nacional, Lucro Real e Lucro Presumido.

O regime de Simples Nacional é o preferido de pequenos e médios empresários, sendo que suas tributações são todas embutidas em uma única taxa a ser paga de acordo com a lucratividade da sua empresa em determinado período.


    

Como montar uma empresa em Salvador – documentação e passo-a-passo

A princípio, o compilado de documentos que devem ser reunidos por você e todos os sócios, se houver, segue um padrão para todo o território nacional.

Contudo, você deve sempre consultar o seu contador a fim de se informar sobre taxas e possíveis divergências de regras da UF ou município a ser sediado.

Por isso, se você está planejando abrir uma empresa em Salvador, é fundamental que o seu contador seja credenciado pelo Estado da Baia e conheça todas as regras vigentes na legislação local de como abrir uma empresa em Salvador.

Com isto posto, eis a relação de documentos padrão para a abertura de uma empresa:

  • Cópia simples de comprovante de residência de todos os sócios;
  • Duas cópias autenticadas de Identidade e CPF de todos os sócios;
  • Cópia simples de certidão de casamento, se houver, de todos os sócios;
  • Cópia simples do espelho do IRPF, se comprovado, de todos os sócios;
  • Duas cópias do IPTU do local onde será sediada a empresa;
  • Duas cópias do Contrato de Compra e Venda ou de Locação.

Abertura de Empresa na Junta Comercial

Sempre que um novo empreendimento está para ser aberto, deve ser apresentado à Junta Comercial do Estado, neste caso, a Juceb.

Você deve apresentar os documentos acima relacionados, somados à três cópias do Requerimento de Empresário Individual, Estatuto ou Contrato Social; uma via do FNC modelo um e dois e o Requerimento Padrão.

Uma vez apresentados os documentos e pagas as taxas, seja pessoalmente ou através do portal oficial, você obterá o número do NIRE.

Abertura de empresa na Receita Federal

De posse do NIRE, você deve se registrar agora na Receita Federal, a fim de obter o seu CNPJ.

Essa etapa também pode ser feita pela internet, ou se preferir você pode solicitar que o seu contador faça isso.

Se optar por realizar o processo online, você será informado do prazo para o envio da documentação por Sedex.

Obter a Inscrição Estadual

Você certamente já ouviu falar do ICMS. Trata-se de um tributo que incide sobre transações de bens de consumo e serviços em todo o Brasil.

Tal imposto deve ser apurado ao Estado onde a empresa está sediada, no caso, o Estado da Baia.

Para que o ICMS possa ser recolhido em sua empresa, esta deve ser reconhecida pela Secretaria Estadual da Fazenda, que é o próximo passo para montar sua empresa em Salvador.

O processo deve ser realizado por contador credenciado e não deve ser ignorado, sob nenhuma circunstância.

É importante salientar que a penalidade por sonegar impostos pode acarretar em multas altíssimas, sanções e até mesmo o fechamento da sua empresa. Não se arrisque.

Realizar a Inscrição Municipal

De conformidade com a etapa anterior, o município de Salvador também precisa saber que sua empresa existe, para que o ISS seja arrecadado pela cidade.

Este é o Imposto Sobre Serviço, mas engana-se quem acredita que apenas empresas prestadoras de serviço devem realizar essa etapa.

A cidade deve ter conhecimento da existência de toda empresa aberta em seu território, ocasião onde é concedido uma espécie de autorização de funcionamento, atestando que seu negócio está de acordo com as normas municipais.

Alvará de Funcionamento

Este documento também é concedido pela prefeitura, ou órgão municipal competente, e é o atestado definitivo de que sua empresa está apta para atuar.

Em contraste com a autorização acima mencionada, o Alvará de Funcionamento leva em consideração critérios muito específicos, que inclui desde infraestrutura e segurança da sede escolhida, até as leis de zoneamento vigentes na cidade.

Por isso, é importante que você se informe junto ao seu contador sobre as regras e certifique-se de escolher o imóvel adequado antes de dispor de algum dinheiro com a compra ou locação.

Após abrir uma empresa em Salvador: possíveis pendências

Embora a sua empresa esteja, de fato, aberta, podem ser necessárias algumas outras etapas para que tudo esteja na mais perfeita ordem.

Se sua empresa é do Simples Nacional, o pagamento de impostos é facilitado pela modalidade adotada pelo governo para que sejam cobrados. Mas é importante que você esteja inscrito e reconhecido por todos os órgãos necessários, bem como siga as regras específicas do seu nicho.

O seu contador certamente será capaz de lhe informar sobre processos a serem resolvidos, como por exemplo: vistorias do Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária, Cadastro na Previdência Social, INPI e algumas outras etapas que podem se fazer necessárias, a depender das atividades e porte da sua empresa.

Lembre-se de se manter sempre informado e contar com um contador de confiança para que não haja surpresas desagradáveis ao longo do processo.

Contabilidade pessoas quebra cabeças azul

É hora de empreender!

Nossos parabéns, agora você é um empreendedor! É hora de arregaçar as mangas e colocar a mão na massa.

Se acaso você escolheu uma empresa voltada ao público turístico da região, esteja preparado para uma rotina dinâmica e incerta, e saiba aproveitar a alta temporada para ousar em suas promoções e ofertas.

Mas se você preferiu atender às necessidades principalmente dos moradores locais, deve se certificar de que o seu negócio apresente inovações, a fim de conquistar um público bastante exigente!

Não se deixe abalar pelas dificuldades, afinal, todo empreendimento começa de baixo, mas saiba que com um bom trabalho e esforço, você alcançará um lucro pra lá de satisfatório.

Contudo, perceba que o papel do contador não termina quando a empresa está finalmente aberta. É de responsabilidade deste profissional auxilia-lo a manter a saúde financeira da sua empresa, bem como oferecer apoio na tomada de decisões.

Afinal, administrar uma empresa, operações, transações, negociações e ainda o capital, não é tarefa para uma única pessoa.

Por isso, certifique-se de poder recorrer sempre ao seu contador, a fim de superar as dificuldades de um negócio recém aberto e alcançar o sucesso com a sua empresa em Salvador!


    

 

Abrir Empresa

VANTAGENS DEABRIR EMPRESA Vai economizar impostos Proteção do seu patrimônio Ter um CNPJ e nome empresarial (marca) Conseguir novos contratos e crescimento Crescer com controle

Leia mais »

Contabilidade

Contabilidade Conteúdo sobre assessoria contábil para a sua empresa. Você é um empresário e está com problemas na organização da contabilidade da sua empresa? Nesse

Leia mais »

São Paulo

Gerando Empreendedores em São Paulo O Gerando Empreendedores vem prestando apoio empresarial para muitas empresas, desde São Paulo, até os extremos do Brasil, como região

Leia mais »

Você precisa do Gerando Empreendedores para:

✔️ Abrir uma empresa

✔️ Mudar de MEI para ME

✔️ Trocar de Contador (Contabilidade Completa)

Ainda te ajudamos em:

✔️ Planejamento para Redução de Impostos

✔️ Gestão do seu financeiro

✔️ Mentorias para organização do seu negócio

✔️ Consultorias Especializadas em seu segmento

Preencha o formulário Orçamento em 3 passos

Conte conosco e solicite uma proposta pelo formulário abaixo em 3 passos.

* ESPERE! *

VOCÊ PRECISA PAGAR MENOS IMPOSTOS E ORGANIZAR A SUA EMPRESA!
Deixe a gente te ajudar!

Orçamento em 3 simples passos!