Como melhorar seu desempenho no trabalho: 10 dicas práticas

melhorar desempenho no trabalho

Já foi o tempo em que a lucratividade de uma empresa era medida por sua margem de lucro. Um mercado cada vez mais competitivo, uma concorrência cada vez maior e um consumidor muito mais exigente e consciente empurraram as margens de lucro para baixo. Neste cenário, a produtividade nunca foi tão urgente e relevante para as empresas.

Mas como ser mais produtivo? Como ganhar mais sem necessitar aumentar o preço final ao consumidor, correndo o sério de risco de perdê-lo para o concorrente? Como melhorar seu desempenho no trabalho: 10 dicas práticas é o tema que a Gerando Empreendedores preparou especialmente para motivá-lo a investir cada vez mais na sua produtividade.

Não existem segredos guardados a sete chaves para ser mais produtivo. Saiba, agora, como melhorar seu desempenho no trabalho a partir de 10 dicas práticas e fáceis de adotar.

  1. Pense positivamente para melhorar seu desempenho

Essa é a primeira dica que vai abrir a lista de qualquer livro de autoajuda ou será pontuada por coaches ou psicólogos: é preciso pensar positivamente, sempre! O pensamento negativo é parente muito próximo do desânimo que, por sua vez, é irmão da baixa produtividade. Ao contrário, pensar positivamente é uma injeção de ânimo para seguir adiante, buscando resultados e crescimento profissional e pessoal.

É claro que é preciso pensar com os pés no chão, dentro da realidade. Mas adotar uma postura positiva faz toda a diferença. E sabe por quê? Porque quem pensar positivamente acredita, e quem acredita corre atrás.

Não tem nada mais desmotivador do que fazer algo sobre o qual não acreditamos. Como um vendedor vai bater sua meta se ele a considera inalcançável? Com que ânimo ele vai para as ruas conquistar clientes?

Pensar positivamente é fundamental para qualquer projeto vitorioso.

  1. Aprenda com o passado, viva o presente

Remoer o passado é jogar tempo e esforço no lixo. Aprender com ele, não. Nossas experiências servem como aprendizado, e devemos utilizá-las da melhor forma possível.

Muitas vezes, nos prendemos ao passado, e isso nos imobiliza. Um empreendedor pode, por exemplo, perder um grande contrato por conta de um erro, ou mesmo uma atitude pensada, mas mal calculada, e ficar se lamentando por conta disso, atrapalhando o seu desempenho. É como se aquele erro não permitisse virar a página e seguir adiante.

Não tenha dúvidas de que essa é uma das 10 dicas práticas de como melhorar seu desempenho no trabalho: deixar o passado para trás, aprender com ele e viver o presente, fazendo do acúmulo de experiências um aliado para o presente.

  1. Estabeleça metas reais para melhorar desempenho no trabalho

Estabelecer metas é fundamental quando pensamos em melhorar o nosso desempenho no trabalho. Afinal, é preciso saber onde queremos chegar, certo? A meta é um desafio, e nada mais estimulantes que um desafio a ser vencido.

Mas é preciso criar metas factíveis. De nada adianta criar metas inalcançáveis, porque isso vai acabar se transformando em um desestímulo para você. Metas reais, ao contrário, criam compromisso e vontade de superação.

Metas existem para serem perseguidas e batidas. É uma forma de quantificar o quanto você pode conquistar e ir além, alcançando os melhores resultados. Estabelecer metas é extremamente produtivo, porque mexe com os seus brios e te estimula a ir para frente.

  1. Faça listas e saiba priorizar suas atividades

Quantas vezes você já se sentiu perdido diante de uma enorme lista de pendências a resolver? Às vezes dá até desânimo, não é mesmo? Nada é mais improdutivo do que não saber o que fazer diante de tantas demandas. A situação piora quando não sabemos como dar conta de todas as demandas e não priorizamos o que é  mais importante e urgente.

Aprenda a fazer listas diárias, sempre priorizando o que é mais importante e urgente. É uma atitude extremamente simples, mas que faz toda a diferença para a nossa produtividade. Ao produzir uma lista, você se organiza, organiza suas ideias e acaba trabalhando muito melhor.

Há, inclusive, um sistema japonês chamado kanban, que nada mais é do que uma tabela com três diferentes colunas: “a fazer”, “em execução” e “feito”. Você define a tarefa e vai marcando seu status, até sua conclusão. O kanban foi criado pela Toyota e funciona como um verdadeiro sistema de controle de produção, que pode ser feito em um pedaço qualquer de papel. Experimente!

  1. Organização é fundamental para melhorar o desempenho

Imagine quanto tempo você vai levar para achar uma ficha cadastral em uma pilha de fichas arrumadas aleatoriamente. Esse tempo será muito menor se as fichas estiverem dispostas por ordem alfabética, não é verdade?

Quantas vezes você já perdeu o maior tempo para enviar um e-mail porque não estava achando uma mensagem que continha um dado fundamental para a finalização do seu texto?

Organização é fundamental em qualquer processo produtivo. Uma mesa muito bagunçada, por exemplo, pode até atrapalhar nossa linha de raciocínio ao escrever um e-mail ou preparar um orçamento.

  1. Planeje-se e saiba usar o tempo a seu favor

Para todos nós o dia tem 24 horas, mas porque será que algumas pessoas conseguem dar conta de inúmeras atividades ao longo do dia e outras, não? A resposta é simples: planejamento.

Se você planejar o seu dia com antecedência, a chance de tudo dar certo será muito maior, pode acreditar nisso. Você pode dividir seu dia em três blocos de horários, por exemplo, e encaixar os compromissos conforme as possibilidades. Se você precisa se reunir com um fornecedor, em seu escritório, localizado perto da sua casa, que tal marcar a reunião para o primeiro horário do dia, aproveitando para economizar tempo no deslocamento até lá? Com certeza você ganhará tempo se for direto de casa.

Estude seus compromissos, lembre-se das prioridades e planeje o seu dia com antecedência porque isso vai fazer muita diferença e trará ganhos reais de produtividade.

  1. Aprenda a ouvir e comunique-se melhor

A comunicação tem um papel fundamental na produtividade. Saber se expressar e ouvir torna tudo muito mais fácil.

Quando você passa uma tarefa para um colaborador é preciso fazê-lo entender exatamente o que você quer. Lembre-se que nem sempre o que é óbvio para você o será para o seu interlocutor.

Portanto, saber passar uma informação adiante é fundamental para a produtividade. Dessa forma, você evita o retrabalho porque o colaborador não fez exatamente o que era para ser feito. E da mesma forma que é fundamental saber falar, é igualmente relevante saber ouvir. Seu colaborador pode, por exemplo, tentar lhe mostrar que há um jeito mais rápido e fácil de realizar aquela tarefa, mas sua dificuldade em ouvir pode atrapalhar a produtividade.

Pense nisso. E certifique-se de que seu interlocutor está entendendo o que você fala e, claro, que você está entendendo o que ele diz também.

  1. A distração é uma inimiga a se combater

A distração é uma das maiores inimigas da produtividade. Nada mais improdutivo do que interromper uma tarefa por conta de uma distração, que nos rouba foco do que realmente é preciso fazer.

Às vezes, um imprevisto nos tira mesmo a atenção de uma atividade na qual estamos nos ocupando naquele momento. Mas também tem pessoas que são distraídas por natureza, e por isso são mais suscetíveis a estes imprevistos. Sendo assim, buscar foco no que se está fazendo é fundamental. Lembre-se sempre que aquela atividade é mais importante e, por isso, deve ser concluída já.

Afaste o que pode provocar distração naquele momento. Por exemplo: você pode tirar o som das notificações de seu celular para não ficar consultando quem enviou mensagem de Whatsapp enquanto conclui uma tarefa urgente. Pode, também, desligar o programa de gerenciamento de e-mails se você não consegue deixar de acessá-lo toda vez que chega uma nova mensagem.

A melhor forma de combater a distração é manter o foco na atividade que precisa realizar. Quando terminá-la, certamente terá tempo para se permitir algumas distrações. Mas tudo tem a sua hora, não?

  1. Atenção aos e-mails e cuidado com as redes sociais

Você é daqueles que interrompem suas atividades o tempo inteiro para checar a caixa de e-mails? Ou, ao contrário, deixa as mensagens se acumulando, até se afogar nas incontáveis respostas que precisa dar?

Planeje seu acesso à caixa postal eletrônica. E separe um tempo para responder as mensagens. Organize essa atividade. Claro que você pode estar esperando um e-mail importantíssimo, e consultar sua caixa de forma mais sistemática, mas isso deve ser uma exceção.

As redes sociais também costumam nos tirar do foco do trabalho diversas vezes por dia. Funcionam, muitas vezes, como uma válvula de escape. Se você quer acompanhar suas redes sociais, isso não é um problema. Mas separe um horário específico para tal, como após o almoço e antes de voltar para casa, no final do expediente.

  1. De olho na sua qualidade de vida

Não tenha a menor dúvida de que uma pessoa saudável e cheia de disposição sempre será mais produtiva do que alguém cansado e com sono. A qualidade de vida influi, sim, na sua capacidade de ser mais ou menos produtivo, e é preciso prestar muita atenção a isso.

Seu sono suficiente e reparador? Você se alimenta adequadamente, de forma saudável e regular? Pratica atividade física ao longo da semana? Sono, alimentação e atividade física são pilares de uma boa saúde e fundamentais para encarar os desafios do dia a dia.

Vamos falar com um especialista sobre sua empresa? Quero falar com um especialista.

Portal Gerando Empreendedores
Portal Gerando Empreendedores
A primeira escola de empreendedorismo no Brasil formada por Contadores e Financistas Especializados. Somos o maior apoio paras as Micro e Pequenas Empresas.
Preciso de Ajuda