Como montar um pet shop

Como montar um pet shop

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Saber como montar um pet shop é o sonho de muita gente que adora animais de estimação e gosta de lidar com o público. 

Amar o que se faz é essencial e condição básica para o sucesso, mas é importante observar que, além disso, esse é um ramo extremamente lucrativo. E há espaço para novos empreendimentos, sempre, porque é um mercado em franco crescimento.

Para você ter uma ideia, o Brasil contabiliza 52 milhões de cães, 22 milhões de gatos, 37,9 milhões de aves, 18 milhões de peixes ornamentais e 2,21 milhões de pequenos répteis e mamíferos, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet). 

Quando se fala em pets, perdemos apenas para os Estados Unidos e para a Inglaterra, os dois maiores mercado do mundo em faturamento.

E mais: 44,3% dos 65 milhões de residências brasileiras têm pelo menos um cachorro e 17,7% têm ao menos um gato, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE).

Isso sem falar em outros animais de estimação, como pássaros, peixes, tartarugas, coelhos, furões, hamsters, porquinhos-da-Índia e – pasmem – até cobras e lagartos. 

Entenda como montar um pet shop de sucesso e fature muito atendendo e cuidando desses animais domesticados!

Planejamento para abrir o negócio

Se você quer saber como montar um pet shop, e já está pensando na decoração da sua futura loja e na logomarca, precisamos recomendar-lhe calma! 

Há muito o que fazer antes mesmo da abertura de empresa: é preciso se planejar!

Exatamente: o primeiro passo para abrir um negócio – não importa o ramo – é realizar um amplo planejamento sobre os passos que você precisará dar até efetivamente abrir as portas ao público. 

Você precisa fazer um plano de negócios. Ou seja, estudar detalhe por detalhe tudo o que tem a ver com a sua futura pet shop.

No plano de negócios, você vai estudar sobre o nome da loja, a logomarca, o que irá oferecer, qual infraestrutura precisará, recursos humanos, investimentos, vai estudar sobre precificação, ações comerciais e de marketing e vai avaliar a concorrência, entre outros itens. A ideia é se preparar e evitar erros e inconsistências que podem até mesmo inviabilizar o seu negócio, ou ao menos atrapalhá-lo.

Nunca é demais lembrar uma estatística do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontando que em cada dez novos negócios no país, seis fecham as portas antes mesmo de completar cinco anos de atuação. E sabem por quê? Falta de planejamento, entre outros motivos.

Passo a passo para abrir um pet shop

Sem dúvidas  entender como montar um pet shop pode ser um negócio altamente lucrativo, e prazeroso também. 

O primeiro passo para um negócio de sucesso, você já sabe, é a realização de um amplo plano de negócios.

Legalizar o negócio também é fundamental, porque simplesmente é proibido abrir um pet shop na informalidade. 

Isso simplesmente não existe. Mas, além do planejamento e da formalização, qual é o passo a passo para saber como montar um pet shop?

  • Estude o mercado e conheça suas tendências.
  • Resolva todas as questões burocráticas, nada deve ficar pendente. Você só pode abrir sua sonhada loja quando absolutamente toda burocracia estiver devidamente pronta e aprovada.
  • Escolha um ponto comercial a dedo. Muita atenção para a concorrência e para o fluxo de pessoas. Lojas ao lado de grandes condomínios são as ideais.
  • Monte sua lista de fornecedores e tenha com eles uma relação de parceria. Ambos precisam um do outro, não é verdade?
  • Promova um planejamento financeiro para um ano. A loja precisa abrir diariamente, e necessita recursos para isso. Converse com o seu experiente contador sobre isso.
  • Monte uma equipe para sua loja escolhendo seus colaboradores com todo o cuidado. Certifique-se, antes de tudo, que adoram animais. Treine-os constantemente.
  • Estude o que determinam o Conselho Federal de Medicina Veterinária e o Conselho Regional de Medicina Veterinária do seu Estado. Eles oferecem muitas informações e apoiam a atividade.
  • Invista em marketing digital. Pense na razão social da seu pet shop, bem como no nome fantasia e na sua logomarca.
  • Sua loja precisa de equipamentos indispensáveis, incluindo a atividade de tosa e banho (muito procuradas e que rendem um bom lucro). Pense, também, na decoração, porque isso pode causar uma ótima ou uma péssima impressão aos seus clientes.
  • Saiba exatamente os produtos e serviços que serão oferecidos e estudo com todo cuidado sua precificação. Um erro e o prejuízo é certo.
  • Pense em como oferecerá o delivery dos produtos. Não há, hoje, como ignorar a entrega aos clientes.
  • Visite outras lojas no entorno. Promova parcerias com clínicas veterinárias, passeadores e treinadores.

A diferença de pet shop X clínica veterinária

Todo advogado criminalista é um advogado, mas nem todo advogado é um advogado criminalista, assim como todo repórter é um jornalista, mas nem todos jornalistas são repórteres. 

Há diferenças entre um pet shop e uma clínica veterinária, embora na maior parte das vezes elas se combinam.

Um pet shop é uma loja que vende produtos para animais domésticos. É lá que você encontrará ração, petiscos, brinquedos, roupinhas, colheiras, produtos de higiene, remédios e muito mais, além de serviços de banho e tosa.

Mas um pet shop também poderá oferecer serviços veterinários, e na maior parte das vezes o faz, principalmente consultas clínicas e vacinação. 

O foco, no entanto, é na venda de produtos e prestação de serviços.

Já uma clínica veterinária tem foco no atendimento médico para os pets, mas também pode vender produtos para seu animal de estimação. 

Isso está expresso no artigo 14 da Resolução 1275/2019 do Conselho Federal de Medicina Veterinária, que permite hospitais veterinários, clínicas veterinárias e consultórios veterinários comercializarem produtos para uso animal bem como prestar serviços de

estética para animais, inclusive sem a necessidade de um acesso independente.

Já a diferença entre uma clínica e um hospital veterinário está no horário de atendimento: enquanto as clínicas devem ter um horário exato de funcionamento, os hospitais veterinários devem ficar abertos 24 horas por dia, sete dias por semana.

Como montar um pet shop: quanto paga de impostos 

Definitivamente, esse é um assunto que interessa muito a todos aqueles que pensam como montar um pet shop e é uma das perguntas que o Gerando Empreendedores mais recebe daqueles que nos consultam sobre como montar um pet shop de sucesso.

Se a seu pet shop aderir ao Simples Nacional, com recolhimento unificado dos tributos, por meio de uma só guia de imposto, o DAS, o impacto tributário será a partir de 4% sobre o faturamento, chegando até 30%, dependendo de algumas variáveis, inclusive o faturamento.

Se a empresa aderir ao regime tributário lucro presumido tem uma vantagem, que não é oferecida pelo Simples Nacional: o ICMS, imposto estadual, é apurado em regime de débitos e créditos, o que significa que os impostos pagos na compra de mercadorias poderão ser abatidos na venda. 

Assim, o impacto poderá ficar entre 6,65% a 27% para as atividades de venda da loja e a partir de 16,33% para atividades de serviços.

Muitas pet shops optam pelo lucro presumido, mas para saber exatamente o que é melhor para a sua loja será preciso conversar com o seu contador que, experiente e especialista no segmento, fará um amplo planejamento tributário para apontar o melhor caminho a seguir.

Abertura de empresa e contabilidade

Você já percebeu, então, o quão importante é contratar um escritório contábil especializado no segmento pet, certo? 

Além de promover um estudo tributário profundo, para buscar a menor carga tributária, uma contabilidade especialista e moderna atuará a favor dos resultados e em prol da gestão,

municiando o empresário com dados, análises e números que farão toda a diferença na tomada de decisões gerenciais.

O Gerando Empreendedores atua por meio de uma contabilidade gerencial, consultiva e propositiva e é especialista no mercado de pet shops. 

Conhecemos esse setor profundamente, por conta das várias lojas que atendemos em todo o país, e dominamos a legislação pertinente.

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Temos certeza que podemos apoiá-lo na sua tarefa empreendedora, estando ao seu lado na hora de legalizar o negócio, tirando todas as suas dúvidas e ajudando-o a escolher os melhores caminhos na abertura da empresa, além de promover uma prática contábil que ajudará o seu negócio a alcançar o sucesso esperado.

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