Escritório de contabilidade: entenda como contratar um

escritório de contabilidade : entenda como contratar uma contabilidade

Quando um empreendedor opta por abrir uma empresa, não importa seu tamanho, a contratação de um escritório contábil é obrigatória. Não se trata de uma opção, no entanto embora a lei determine isso, utilizar os serviços de um contador é uma real necessidade, de vital importância para o bom funcionamento do negócio. Escritório de contabilidade: entenda como contatar um é um tema que interessa a todos os empresários.

Mas o que faz uma assessoria contábil? Como escolher um contador e como contratar os serviços de contabilidade? Preparamos esse conteúdo especialmente para você entender exatamente qual é o papel do contador na sua empresa, sua importância e como aproveitar ao máximo seus serviços em prol do seu negócio.

Os serviços de um escritório contábil

Os serviços prestados por uma assessoria contábil são tão fundamentais que uma empresa não conseguiria sobreviver sem um contador. A contabilidade é imprescindível porque vai além do registro dos números, do que entra e do que sai da empresa.

É ela quem faz todo o controle financeiro do empreendimento, a gestão tributária e de pessoa e, principalmente, oferece ao empresário informações valiosas para a tomada de decisões gerenciais. É somente por meio da contabilidade moderna que é possível ter uma visão profunda e real da saúde do negócio.

Abertura de Empresa

Os serviços de um escritório de contabilidade se iniciam antes mesmo da empresa abrir suas portas. É tarefa de um contador regularizar a firma, ou seja, legalizar o negócio. É nessa hora que ele vai registrar o contrato social da empresa, bem como legalizá-la junta a Receita Federal e aos órgãos estaduais e municipais.

A atuação do contador nesse momento vai muito além da questão burocrática. Além de legalizar a firma em um tempo mais rápido e sem erros, ele irá orientar o empresário a escolher a melhor natureza jurídica para o seu negócio. Vai definir, também, os códigos CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas). A empresa será uma Eireli? Uma sociedade limitada? Uma empresa individual? Cabe a ele orientar o empreendedor a decidir pela melhor opção e o melhor regime tributário, respeitando, claro, as definições e restrições impostas pelas leis.

Serviço fiscal

A vida financeira de uma empresa precisa estar muito bem organizada para que se possa enxergar seus números com exatidão. Uma gestão financeira desorganizada pode ter consequências desastrosas.

Os livros fiscais são utilizados para fazer essa organização. É ali que estarão todas as transações fiscais da firma, e assim o empresário poderá pensar suas estratégias de negócios e controlar suas finanças. O serviço fiscal traz transparência para o negócio.

Controle tributário

Imposto de Renda, Cofins, ISS, PIS…são vários os impostos que uma empresa precisa pagar mensalmente, e cabe ao escritório de contabilidade fazer essa gestão, gerando os boletos para pagamento.

Você pode imaginar o prejuízo que uma má gestão dos tributos pode trazer para uma empresa, com multas, juros e até o cancelamento da firma, não? Mas o papel da contabilidade gerencial vai muito além de da geração de boletos: é por meio de estudos do contador que a empresa poderá pagar menos impostos, sempre dentro da lei, é claro.

Todo o planejamento tributário deve ser feito pelo contador, favorecendo o negócio e buscando economia no pagamento de tributos.

Serviço contábil

A escrituração contábil é uma tarefa muito importante no dia a dia de uma empresa e é mais uma das muitas responsabilidades da assessoria de um contador. É obrigação de toda empresa registrar suas movimentações financeiras, emitir livros e documentos contábeis, entre os quais balancetes mensais de conferência, balancetes de verificação e balanço patrimonial.

É preciso organizar toda a documentação da empresa, acompanhar os lançamentos da conta (conciliação bancária) e cuidar do que é chamada de escrituração contábil. É o contador quem faz isso tudo, mantendo a empresa organizada e cumprindo as determinações da lei.

Folha de pagamento

A folha de pagamento também é um trabalho fundamental exercido pela contabilidade. É tarefa do contador emitir os contracheques dos funcionários e fazer a gestão de toda a documentação relativa ao pagamento dos salários, como a geração de relatórios de dados da folha para o Fisco trabalhista, por exemplo. É na folha de pagamento que são processados o 13º do funcionário, FGTS, INSS e suas férias.

Todo o processo de admissão e demissão de um colaborador passa pela contabilidade. E tem mais: é nessa área que se faz a gestão do pró-labore dos sócios. Cabe ao contador orientá-los sobre o valor a ser pago mensalmente.

Consultoria financeira

Essa é uma parte muito relevante, que é feita pela contabilidade moderna. Promover uma consultoria financeira é o papel de um contador atual, que vai muito além da organização dos números, controle das obrigações trabalhistas e geração de boletos.

Atualmente, o contador deve atuar como um verdadeiro consultor, como uma espécie de conselheiro dos sócios da empresa. Uma gestão financeira especializada aperfeiçoa a gestão da empresa e traz melhorias nos resultados. Por meio deste trabalho, a companhia pode até mesmo se antecipar a um problema que poderia, se não resolvido a tempo, gerar grandes prejuízos.

A consultoria financeira realizada pela contabilidade oferece aos sócios da empresa uma visão profundo da saúde das finanças do negócio. Assim, é possível tomar decisões estratégias e gerenciais, em busca dos melhores resultados. Um exemplo desse trabalho é como calcular o capital de giro da empresa e estar atento a esta questão constantemente.

Consultoria empresarial

Alterações contratuais, emissão de certidões negativas, entrega das obrigações acessórias, enfim, são muitas as tarefas burocráticas da assessoria contábil. Mas a consultoria empresarial promovida por um escritório de contabilidade moderno vai muito além e tem como objetivo oferecer ao empreendedor dados de toda a empresa que auxiliarão na sua gestão e na tomada de decisões.

A consultoria empresarial oferece uma visão mais profunda da contabilidade da empresa. Ela se utiliza, por exemplo, de ferramentas e métricas para aferir resultados. Também faz uso das mais modernos softwares de gestão para auxiliar nesse trabalho.

Um dos trabalhos que uma contabilidade especializada pode oferecer é o de controladoria. É por meio dela que será possível identificar e eliminar problemas de gestão em todas as áreas da companhia. Outra função fundamental é o trabalho de contenção de custos.

A importância de contratar um contador especializado

Vale à pena contratar uma contabilidade  especializada para sua empresa? Claro que sim! Um profissional especializado oferece uma expertise que vai se somar ao seu negócio, ampliando as possibilidade de bons resultados.

Uma assessoria contábil especializada em uma determinada área tem um conhecimento muito maior sobre ela, e assim poderá exercer suas atividades de forma ainda mais profunda. Ela tem mais domínio sobre as leis, sobre a taxação de impostos, restrições, enfim, oferece muito mais. A segmentação pode ser muito útil!

Como escolher um escritório contábil

A relação entre um empreendedor e o seu contador deve ser sempre baseada na confiança e na transparência. A este profissional nenhuma informação deve ser sonegada, em hipótese alguma.

A escolha e contratação de um escritório contábil deve ser feita com cuidado e baseada em alguns critérios. O principal dele, claro, é o conhecimento que o profissional detém sobre contabilidade e o que ele pode oferecer para você além da organização dos números e geração de guias de impostos.

Algumas dicas de como escolher um escritório contábil:

  • Peça indicações para outros empresários. Faça perguntas a eles antes de fazer contato com os indicados.
  • Visite os escritórios de contabilidade. Veja como funcionam, que estrutura têm, o que oferecem.
  • Confira se há reclamações sobre o escritório nas redes sociais. E confirme sua situação junto aos órgãos reguladores, como o Conselho de Contabilidade.
  • Peça para analisar alguns relatórios que eles enviam a seus clientes. E pergunte como são feitos.
  • Pergunte sobre a disponibilidade de atendimento do contador, como é feita a comunicação com seus clientes, se há tecnologia para entrega de documentos, enfim, como funciona a estrutura do prestador de serviços.

Como contratar uma assessoria contábil

Discuta com calma e atenção sobre os honorários do escritório de contabilidade a ser contratado. Muitas assessorias contábeis e contadores freelances oferecem o serviço por uma mensalidade fixa, mas é muito importante saber o que está incluso no preço pactuado.

Ou seja, analise qual é o custo benefício do contrato oferecido pelo contador. É importante que tudo fique muito bem esclarecido antes da contratação, para que não haja surpresas e cobranças adicionais.

Todas as questões relacionadas à assessoria contábil devem estar alinhadas em um contrato, a ser assinado por ambas as partes.

Quanto custa contatar um escritório de contabilidade

Mas quanto custa contratar um contador? Qual é o preço que um escritório de contabilidade cobra? Essa é uma pergunta que todo empreendedor se faz, antes de contratar a assessoria do profissional.

Claro que esta é uma questão relevante, bem como é óbvio que o mercado oferece todo o tipo de preço. Mas é importante entender que os valores cobrados dependem de alguns critérios, entre os quais:

  • Tamanho da empresa;
  • Número de funcionários:
  • Quais serviços serão contratados;
  • Número de contas correntes e quantidade de notas emitidas;
  • Faturamento da empresa; e
  • A atividade exercida.

Os valores cobrados também dependerão da própria estrutura oferecida pelo prestador de serviços. Um contador autônomo, que trabalha em home office, não vai cobrar o mesmo preço que um escritório formalizado, com inúmeros colaboradores, não é verdade? A experiência da assessoria contábil também contará, bem como sua segmentação.

Vale lembrar que em geral os escritórios de contabilidade aceitam serviços específicos, como apenas legalizar uma firma ou mesmo fechá-la juridicamente. Mas o ideal é que todo o serviço seja contratado junto a um mesmo prestador, que vai ter uma visão muito mais profunda do seu negócio e ajuda-lo, por meio de uma contabilidade moderna, forte e atuante.

Portal Gerando Empreendedores
Portal Gerando Empreendedores
A primeira escola de empreendedorismo no Brasil formada por Contadores e Financistas Especializados. Somos o maior apoio paras as Micro e Pequenas Empresas.
Preciso de Ajuda
Open chat