3 Competências Financeiras Essenciais

Elencamos a seguir 3 competências financeiras que são essenciais para qualquer empresa.

1 Tenha Números Confiáveis

Sabemos que nenhuma empresa sobrevive sem dinheiro e que saber gerir bem as finanças é crucial para a sobrevivência de qualquer empresa. Sabemos ainda que a base para qualquer análise financeira são as demonstrações financeiras, os números contidos ali!

Porém, é muito comum encontrar empresários que não  fazem uso das demonstrações financeiras da empresa justamente porque essas demonstrações não possuem números confiáveis. E por que elas não possuem números confiáveis? Porque os números contidos ali não demonstram a realidade da empresa.

Então, o que ocorre é que muitos desses empresários, principalmente micro e pequenos empresários fazem a administração financeira com base no achismo e utilizam a intuição de empreendedor para calcular preços, prazos e também para fechar as contas no final do mês.

Gerenciar uma empresa sem números confiáveis é como você querer ir a um lugar desconhecido sem utilizar um mapa ou GPS, você pode até conseguir chegar lá, mas talvez tenha ido por um caminho mais longo, mais difícil ou ainda talvez nunca chegue ao lugar desejado.

Por isso, comece hoje mesmo a registrar toda a movimentação financeira da sua empresa e detalhar a origem e destino de cada transação seja por meio de um software ou até mesmo em uma planilha eletrônica, mas comece ainda hoje!

2 Separe Totalmente as Finanças da Sua Empresa das Pessoais

Parece clichê falar sobre isso, porém ainda vemos muitos empreendedores, principalmente micro e pequenos, que não separam totalmente as finanças da Pessoa Física e Jurídica e com isso acabam instaurando o caos financeiro em suas empresas!

É muito comum ouvir os empreendedores dizerem que na correria do dia a dia os pagamentos são feitos com a conta que possui dinheiro, e às vezes limite, no momento e com isso pagam-se todos os boletos com a mesma conta, ou então, algo comum de acontecer é uma das pessoas, a física ou a jurídica, não possuir cartão de crédito e por isso utilizar da outra e por aí vai.

Porém todos esses hábitos podem ser mudados, sim é possível separar totalmente as finanças da sua empresa das suas finanças pessoais. Para isso siga essas dicas:

  • Tenha um orçamento da pessoa física e um orçamento da pessoa jurídica;
  • Sabendo de quanto dinheiro você precisa para sua pessoa física e se a empresa pode lhe pagar esse valor, estipule o seu pró-labore e programe seu pagamento do pró-labore;
  • Caso precise de algum valor extra na pessoa física além do pró-labore e sua empresa tem condições de lhe repassar o valor,  faça uma antecipação de lucro ou empréstimo, mas documente essa transação;
  • Caso sua empresa precise de dinheiro, você pode emprestar para a empresa mediante um contrato de empréstimo ou então fazer um novo aporte de capital e claro, documente tudo;

3 Tenha um Orçamento Claro e Com Mais de um Cenário

Outra competência financeira essencial para uma empresa é um orçamento claro, não basta ter em mãos os dados passados e históricos das finanças da empresa, é preciso ter também o mapa detalhado do futuro.

Um orçamento claro é essencial para qualquer tomada de decisão, saber exatamente quais dias você fica com mais dinheiro no caixa e quais dias seu dinheiro é reduzido pode lhe ajudar a fazer uma ótima negociação de compra por exemplo ou evitar ter que pagar juros por usar o limite do banco por conta de não ter controlado muito bem as datas e valores das contas a receber e a pagar.

Outro ponto essencial quando se trata de orçamento é você ter, além do orçamento com o fluxo normal de valores, um cenário otimista e um cenário pessimista para não ser pego de surpresa e estar preparado já com um plano de contingência para suportar as possíveis adversidades.

Gostou das dicas? Então acompanhe o Gerando Empreendedores, esse projeto é feito para empreendedores como você que deseja mudar o futuro através do empreendedorismo!

Portal Gerando Empreendedores
Portal Gerando Empreendedores
A primeira escola de empreendedorismo no Brasil formada por Contadores e Financistas Especializados. Somos o maior apoio paras as Micro e Pequenas Empresas.
Preciso de Ajuda