Invista na educação financeira

Se você é mais um que pensa em como cuidar do seu dinheiro – pessoal e da empresa – para usufruir positivamente disso, vai se interessar muito por esse conteúdo. Temos certeza de que vale a pena ler esse texto até o final: invista na educação financeira.

Você vai perceber que ganhar dinheiro não é nada fácil, mas saber utilizá-lo da melhor forma, inclusive fazendo-o crescer, é absolutamente possível e está ao alcance de todos. Educação financeira é muito mais do que saber economizar. Leia esse conteúdo e saiba o que é, seu significado e sua importância, além de várias dicas sobre economia financeira.

O Gerando Empreendedores apoia o empreendedorismo em todos os seus mínimos detalhes, no entanto a questão da economia financeira é de vital importância para todo empresário e todo negócio, seja ele do tamanho que for. Por isso, nossos especialistas prepararam esse conteúdo, que se junta a tantos outros, em nosso blog, que vão lhe ajudar a empreender melhor. Acompanhe-nos.

O que é?

A educação financeira buscar oferecer consciência sobre todas as decisões que se relacionam a dinheiro. É preciso saber lidar com os recursos que temos, estarmos cientes das oportunidades e dos riscos que elas oferecem e nos organizarmos. Se educar financeiramente vai muito além de saber economizar pelo simples ato de economizar.

Antes de tudo, ela oferece segurança e organização. Porque a insegurança e a desorganização são os maiores inimigos das finanças. Não saber o que fazer, como fazer e até mesmo quando fazer é a porta de entrada para se adquirir problemas financeiros.

Uma conta não paga gera multa e juros, o que sempre dói no bolso. Um empréstimo mal feito, com juros demasiados, também pode nos desorganizar e atrapalhar sensivelmente as nossas finanças. O mesmo acontece com uma compra mal feita.

Saber ganhar, saber utilizar esse dinheiro e, claro, saber economizar e investir fazem parte de um conjunto de atitudes que vai lhe beneficiar economicamente. Isso deve se aprendido, e é justamente essa a função da educação financeira.

O conceito não passa necessariamente por saber aplicar o dinheiro, embora isso faça parte do assunto. Se educar financeiramente é saber lidar com o seu dinheiro da melhor forma, fazendo-o render e, com isso, viver melhor. Ela vale para qualquer pessoa, independente quanto tem na conta bancária, bem como para todas as empresas, da micro à grande. Todos precisamos nos educar e aprender a lidar com o dinheiro.

A importância

Se você sabe como lidar com o dinheiro, poderá tirar melhor proveito dele, não é mesmo? Comprar um carro zero quilômetro, adquirir a casa própria, fazer uma viagem pela Europa são sonhos de consumo que podem ser realizados, desde que você saiba como.

Uma empresa também pode se aproveitar – e muito – das orientações e dicas que a educação financeira oferece. Uma pequena pizzaria pode ao menos dobrar seu faturamento se conseguir abrir um novo ponto de venda, e para isso precisa de dinheiro e saber como investir. Não precisa ir tão longe no exemplo: a compra de uma moto, para a prática de delivery, pode fazer toda a diferença no faturamento de uma padaria. Mas uma moto não custa barato, certo?

Seguir todas as dicas e orientações de uma educação voltada para a economia financeira traz resultados. E é você quem vai se beneficiar disso. Além do quê, aderir a estas atitudes traz segurança para as suas finanças e de sua empresa. Saber lidar com o dinheiro, ser organizado, jamais trocar as mãos pelos pés, abandonar qualquer comportamento impulsivo são passos decisivos na direção de uma economia financeira saudável.

Como fazer o dinheiro multiplicar

Na verdade, o que todos queremos saber é como fazer nosso dinheiro se multiplicar, não é verdade? Esqueça essas historinhas de internet de que é possível ficar milionário deixando de tomar nosso cafezinho diário ou a partir de uma nota de cem reais. Isso é balela.

A educação financeira oferece uma série de dicas que realmente faz a diferença.

  • Economizar é preciso! Mas não confunda economia com a famosa mão de vaca. Você não vai trocar a matéria prima de um produto da sua empresa, por uma muito mais barata, porém de baixa qualidade. Isso não é sensato. Mas renegociar as condições de pagamento com o fornecedor pode ser muito vantajoso. No plano pessoal, também não vai comprar um jeans caro por puro impulso, mesmo não precisando dele.
  • Saiba como aplicar. O mercado oferece todo tipo de aplicação, conservadora ou arrojada. É preciso saber o quanto, quando e onde aplicar. Há um sem número de vídeos na internet que ensinam sobre aplicação financeira.
  • Trabalhe com metas mensais, tanto pessoal como empresarialmente.
  • Nunca, jamais, em hipótese alguma, gaste mais do que ganhou. Na verdade, faça o contrário: procure gastar menos, para que sobre algo para investir.
  • Objetivos de curto, médio e longo prazo devem ser definidos. Lembre-se de que um objetivo não é a mesma coisa que uma meta.
  • Imprevistos acontecem, seja na nossa vida pessoal ou na empresa. Tenha uma reserva para resolver alguma eventualidade.
  • Negocie, negocie e negocie mais um pouco. Sempre.
  • Leia, estude, veja vídeos, faça cursos on-line sobre o tema.
  • Faça uma planilha de seus gastos (pessoal e empresarial) e acompanhe-a constantemente.

Os principais nomes da educação financeira na atualidade

Além de assistir vídeos no YouTube, fazer cursos online e ler a respeito do tema, uma boa dica para aprender muito e conseguir dicas valiosas é acompanhar os principais nomes do assunto que você está estudando. A área financeira também tem seus gurus, seguidos por milhões de pessoas mundo afora.

Vamos apresentar sete dos principais nomes da atualidade em finanças, que merecem toda a sua atenção. O que eles falam vale, e muito, porque têm autoridade absoluta sobre o assunto.

  • Gustavo Cerbasi: Tem brasileiro nesta lista, sim. Gustavo tem inúmeros livros publicados e é considerado a referência número 1 em educação financeira no Brasil. “Enriquecer é uma questão de escolha”, ele repete sempre. Além de finanças, ele é um craque em empreendedorismo, por isso é tão admirado por empresários. Seu livro “Casais inteligentes enriquecem juntos” inspirou o filme brasileiro “Até que a sorte nos separe”.
  • Reinaldo Domingos: PhD em educação financeira, é o autor do best-seller “Terapia financeira”, além de uma série de outros livros que são um sucesso de vendas. Domingos idealizou, fundou e é presidente da Associação de Educadores Financeiros (Abefin), entidade que apoia e oferece visibilidade para a atividade. Ele também é presidente do grupo Confirp de Contabilidade, uma das maiores empresas do setor no Brasil.
  • Mirna Borges: Engenheira, Coach e educadora financeira, os vídeos de Mirna fazem um tremendo sucesso no YouTube. Seu canal tem quase 800 mil inscritos.
  • Nathalia Arcuri: Coach, jornalista e vencedora do Prêmio IBCPF (Planejar), é a fundadora do “Me Poupe”, considerada a primeira plataforma de entretenimento financeiro do Brasil. Mensalmente, Nathalia falar mais mais de oito milhões de pessoas, por meio do seu canal no YouTube, seu blog e suas redes sociais. Também tem um programa próprio na Rádio 89 FM. Em 2017, foi considerada pelo IPSOS a mulher mais influente da internet no país. Seu livro “Me poupe! 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso”, pela Editora Sextante, é um sucesso de vendas.

E mais Educadores Financeiros:

  • Thiago Nigro (Primo Rico): Empresário, educador financeiro e youtuber, com quase quatro milhões de seguidores, Thiago também é conhecido como o Primo Rico. É como ele se apresenta em seu canal, onde ensina educação financeira e gestão do dinheiro desde 2016. Aos 26 anos, já era milionário. Em 2018 lançou o livro “Do Mil ao Milhão – Sem cortar o cafezinho”, um sucesso editorial.
  • Warren Buffet: Presidente do conselho executivo da Berkshire Hathaway, era, em 2008, o homem mais rico do mundo, com US$ 60 bilhões em sua conta bancária. É um especialista no mercado de ações e repete sempre uma frase que virou um bordão: “Regra número 1: nunca perca dinheiro. Regra número 2: jamais se esqueça da regra número 1”. Seu nome frequenta a mídia sistematicamente.
  • Chris Gardner: O filme “A procura da felicidade”, com Will Smith, é baseado na história pessoal deste guru. Se você não viu esse filme, veja-o o quanto antes. É inspirador: em um determinado momento de sua vida, Chris dormiu com o filho no banheiro do metrô de São Francisco, sem dinheiro algum no bolso. Hoje, é dono de um patrimônio bilionário justamente porque é um mestre em finanças. Ele diz que jamais podemos aceitar um plano B, e que devemos concentrar todos os esforços exclusivamente no plano A.

A importância para o sucesso de seu negócio

Se você é uma pessoa econômica, sabe controlar muito bem suas finanças, terá muito mais capacidade para realizar sonhos de consumo, não é verdade? Não é qualquer um que tem sua casa própria, um carro na garagem e já realizou viagens bacanas pelo exterior. Se organizar garante bens materiais, mas também segurança e qualidade de vida.

O mesmo acontece com o seu negócio. Se a sua empresa tem as finanças muito bem organizada, evita o desperdício, aplica uma parte dos lucros, trabalha bem o capital de giro e administra muito bem suas compras, entre outras atitudes, sobra mais dinheiro. E com mais dinheiro, é possível investir em máquinas, aquisição de novos produtos, enfim, na expansão do negócio, o que vai gerar mais receita.

A palavra é: foco! Uma empresa cujas finanças são bem organizadas, não há atraso no pagamento de impostos e demais contas, tem muito mais chances de reinvestir parte dos seus lucros, apostando no trabalho e nos resultados que virão pela frente.

O papel do contador na economia financeira

O seu contador tem um papel fundamental na organização das finanças de sua empresa. É ultrapassada a ideia de que ele apenas arruma os números, gera boletos para pagamentos de tributos e organiza a folha de pagamento dos funcionários.

Hoje, a contabilidade gerencial estratégica oferece muito mais recursos para a empresa, que serão fundamentais na sua gestão. Por meio de suas análises, a contabilidade oferece informações preciosas e profundas sobre o negócio em si, ajudando na tomada de decisões.

Um contador experiente e especializado certamente irá ajudar em todas as questões relacionadas à economia financeira da sua empresa. Ele pode até mesmo lhe ensinar sobre educação financeira, mas na prática, no dia a dia do negócio.

Converse com ele sobre isso. Pergunte o que pode ser feito para que a gestão financeira de sua empresa seja mais organizada e o que isso pode influenciar positivamente no próprio resultado. Não tenha dúvidas: ele terá muitas dicas para compartilhar com você, com uma orientação dirigida e assertiva.

Gerando Empreendedores: pronto para lhe ajudar

Somos a maior escola de empreendedorismo do Brasil. Nossa expertise é justamente oferecer ao empresário, seja ele começando ou não um negócio, todo tipo de apoio à atividade de empreender.

Além da assessoria contábil, da assessoria tributária, da assessoria empresarial, do coaching e da realização de treinamentos diversos, oferecemos assessoria financeira, por meio de contadores especializados e muito experientes nessa área. Sabemos o caminho das pedras quando o assunto é educação financeira e compartilhamos isso com nossos clientes, por meio de uma contabilidade moderna e comprometida com os resultados.

Vamos conversar sobre suas necessidades e apresentaremos nossas soluções em empreendedorismo.

Portal Gerando Empreendedores
Portal Gerando Empreendedores
A primeira escola de empreendedorismo no Brasil formada por Contadores e Financistas Especializados. Somos o maior apoio paras as Micro e Pequenas Empresas.
Preciso de Ajuda
Open chat