O que é sonegação de impostos? | Gerando Empreendedores

O que é sonegação de impostos?

DRE: O que é e qual é o seu papel na contabilidade
DRE: O que é e qual é o seu papel na contabilidade
11/05/2021
portes de empresas - reguá medindo porte da empresa
Descubra como definir o porte da empresa e seus principais impactos
12/05/2021
sonegação fiscal. não pagamento de impostos

Quem é que não sabe o que é sonegação de impostos? A questão não é, exatamente, o que é, mas sim por que sonegar impostos e, principalmente, quais são os riscos desta atividade ilegal. A verdade é que a maioria dos empreendedores não sabe os riscos e as pesadas consequências que a sonegação de impostos pode ter.

Mas, afinal, o que é sonegação de impostos? O Gerando Empreendedores preparou esse conteúdo com tudo sobre o assunto para fazer um alerta a todos empreendedores: sonegação fiscal é um problema muito sério e além de multas pesadas pode levar o sonegador de impostos para a cadeia. Sonegar é crime!

Vamos falar abertamente sobre sonegação de impostos?

O que é sonegação de impostos?

Em português bem claro, sonegar é esconder ou omitir alguma informação devida. A sonegação de impostos é deixar de cumprir com as obrigações tributárias ou quando a empresa (ou mesmo o cidadão) sonega informações sobre seu rendimento ou atividade econômica praticada. Uma empresa que não paga seus impostos deliberadamente é uma sonegadora de impostos. O mesmo vale para a pessoa física.

As diferentes formas de sonegar imposto

  • Ocultação de documentação fiscal: quando uma empresa deliberadamente não apresenta notas fiscais e recibos que comprovam o movimento do seu caixa pode estar declarando um valor menor do que o valor real. Isso é sonegação fiscal.
  • Empresas registradas em paraísos fiscais: alguns países são considerados paraísos fiscais por conta da carga tributária mínima. É possível abrir uma empresa em um país, mas operá-la daqui do Brasil. Mas isto também pode configurar sonegação de impostos.
  • Uso de laranjas: quem acompanha os jornais já cansou de ler este termo. Trata-se da prática, ilegal, diga-se de passagem, de colocar uma outra pessoa como dona da sua empresa, muitas vezes sem sequer o conhecimento dela, permitindo ao verdadeiro dono pagar menos imposto de renda. Um empresário mal intencionado pode se valer deste recursos fraudulento para que a empresa possa ter um sistema tributário mais brando.
  • Alteração dos valores dos serviços e/ou produtos vendidos: talvez seja esta a prática mais comum de sonegação de impostos. Neste caso, a empresa emite uma nota fiscal com um valor mais baixo do que o cobrado, para pagar menos tributos. Essa prática ilegal também pode ser feita com o salário de algum empregado, pagando uma parte por fora para diminuir os custos trabalhistas.
  • Inadimplência fiscal: isso acontece quando a empresa deixa de pagar os impostos devidos, muitas vezes por falta de recursos. Não há sonegação fiscal neste caso, apenas inadimplência mesmo. Portanto, não se trata de crime, mas a empresa terá que saldar seus compromissos tributários com a cobrança de juros e multa.

Falar com um Contador Especialista

Sonegação de impostos é crime

Sim, é crime previsto na Lei 8.137, de 27 de dezembro de 1990. O sonegador de impostos pode ser condenado de seis meses a dois anos de prisão, mas réus primários podem evitá-la. Neste caso, a multa aumenta em dez vezes o valor do tributo sonegado. As penas são ainda mais severas para funcionários públicos.

A multa pode ser cobrada por atuação da fiscalização ou por declaração do sonegador de impostos, ou seja, pela própria empresa que promoveu a sonegação fiscal. Quando a Receita Federal intima a empresa, a multa é o valor devido mais 75% de juros moratórios. Se a empresa informar sobre a sonegação, o valor da multa é o total devido e apenas 20% a mais de juros moratórios.

O que acontece com a empresa se sonegar impostos?

A empresa terá que pagar multas sobre o que é devido, além de juros moratórios. E isso pode provocar um rombo nas suas finanças. Em casos mais extremos, isso pode até inviabilizar o negócio.

E com os sócios?

Os sócios poderão ser responsabilizados pela sonegação, inclusive diretores e funcionários menos graduados também. Isso depende de cada caso e da interpretação do Ministério Público. A Justiça também poderá determinar que sócios ou funcionários arquem com as despesas, e, neste caso, seus bens podem ser penhorados.

Não corra o risco de sonegação de impostos

Todo mundo sabe que a legislação tributária brasileira é absolutamente complexa. Empreender, neste país, é um desafio constante, e um erro bobo, como perder a data de vencimento de um determinado imposto ou mesmo desconhecer o pagamento de algum tributo, pode custar muito caro.

Ao empreendedor cabe a tarefa de empreender, dedicando-se de corpo e alma à atividade-fim de seu negócio. É claro que ele deve se inteirar de todos os assuntos pertinentes ao negócio, mas precisa de um contador especializado e experiente para cuidar com todo afinco da gestão contábil da empresa. Sinceramente, não é possível que um empreendedor se dedique à empresa e ainda precise cuidar de toda a burocracia contábil e fiscal.

Portanto, conte com uma assessoria contábil que seja proativa e que cumpra com o seu papel de forma completa. E, assim, se proteja da sonegação de impostos e jamais se transforme em um sonegador de impostos. O preço disso pode ser bem caro!

Conclusão

Uma contabilidade moderna, consultiva, proativa e voltada para os resultados é fundamental para que não haja sonegação de impostos por qualquer motivo que não seja a má-fé. É dever do contador não deixar que isso aconteça, por exemplo, por algum erro ou esquecimento, ou mesmo por desconhecimento da legislação.

O Gerando Empreendedores Contabilidade Digital promove uma contabilidade voltada para o sucesso do seu empreendimento. Além de cumprir com todas as obrigações contábeis e fiscais, fazemos da contabilidade um diferencial competitivo, que apoie a gestão empresarial. Fale agora com um de nossos especialistas e saiba o que podemos fazer pelo seu negócio.

Falar com um Contador Especialista

Nossos Serviços
Open chat