Vale à pena contratar uma consultoria especializada para a minha empresa?

consultoria empresarial para minha empresa vale a pena

A gestão de uma empresa vai muito além do quanto entra e sai do seu caixa. Vai além também dos processos de fabricação de um produto ou das condições para a prestação de um serviço. A gestão de uma empresa é um mecanismo absolutamente complexo, cheio de nuances e sutilezas, que vai definir seu sucesso e sua saúde financeira.

Mas como dar conta de toda essa engrenagem? É o que todo empreendedor se pergunta, dia e noite, porque sempre há algo a resolver, um desafio a vencer, um problema a enfrentar. Oferecer apoio a essa engrenagem minuciosa é o que se propõe a consultoria especializada. A pergunta, então, é: vale à pena contratar uma consultoria especializada para a minha empresa? É o que vamos responder a seguir.

Vale à pena contratar uma consultoria especializada?

Vamos inverter a pergunta: por que não valeria à pena contratar uma consultoria especializada? Muitos empreendedores têm a resposta na ponta da língua: “é muito caro”. Mas será mesmo?

Se o empreendedor enxerga apenas o valor que precisará desembolsar para o consultor especialista ao final da consultoria, pode ser que seja caro mesmo. Mas e os benefícios que aquela consultoria trará para a empresa? Quando se pensa sobre isso é preciso, antes de tudo, analisar o custo-benefício daquela ação.

Imagine, por exemplo, que sua empresa tenha convocado um contador especialista para resolver uma pendência com a Receita Federal, e o profissional orçou o trabalho em R$ 5 mil. À primeira vista, pode parecer um valor muito alto para uma rápida consultoria, é verdade. Mas e se o trabalho desse contador for a anulação de uma multa de R$ 50 mil? Você ainda acha caro o quanto ele cobrou diante da solução do problema?

Falar com um Contador Especialista

Por que contratar uma consultoria especializada

A consultoria especializada existe justamente para resolver problemas que sua empresa não está conseguindo solucionar em seu dia a dia ou para trazer soluções e inovações que vão dar um novo norte ao negócio.

Mas não é só porque você tem um problema não resolvido que precisará de um consultor especializado. Muitas vezes, é justamente a falta de problemas que é a questão, porque a empresa boia em um mar de marasmo, acomodada e pretensamente satisfeita com seus números atuais, e acaba por não avançar e conquistar novos mercados.

Engana-se, entretanto, quem pensa que o motivo para contratar uma consultoria especializada se limita a resolução de um problema recorrente ou a busca por um novo mercado. Uma consultoria de um especialista vai muito além do resultado que sua ação pode provocar. Explica-se: um problema pode ser solucionado, e isso é excelente, mas o grande ganho é a absorção de novos conhecimentos e a adoção de uma nova cultura na empresa.

Em geral, uma consultoria especializada vai além do problema que ela precisa resolver. O foco é na solução daquela pendência, é verdade, mas o importante é como chegar àquela solução. E isso a empresa absorve e, assim, enriquece.

Os benefícios começam na legalização do seu negócio

Não existe um exemplo melhor do quanto uma consultoria de um especialista é benéfica do que a contratação de um experiente contador para a legalização de um empreendimento.

O empreendedor poderia economizar os proventos do profissional, fazendo ele a legalização? Até poderia, por que não? Uma pesquisa na internet apresentaria as etapas a realizar e, a partir daí, o empresário poderia ele mesmo cumprir com esse complicada gincana, economizando o pagamento do contador.

Mas será que o empresário fará tudo conforme estabelece a lei? Quanto tempo ele vai levar para cumprir cada etapa da legalização? Vai faltar algum documento? Se você ainda não se convenceu de que é um erro não contratar um contador para legalizar um empreendimento, lembre-se: ele tem a expertise de saber como enquadrar sua empresa da melhor forma para gerar menos impostos todos os meses do ano. Ele quem sabe como desburocratizar sua empresa o tanto quanto possível. Questão resolvida, não?

Microempresas podem contratar uma consultoria especializada?

Claro! Qualquer empresa, de qualquer tamanho, natureza jurídica e ramo, pode contratar uma consultoria especializada para resolver algum problema de gestão ou mesmo para acompanhamento contínuo em alguma questão.

Da mesma forma que há exercícios de consultoria grandes e pequenos, há empresas de consultorias grandes e pequenas, e isso significa que você vai encontrar no mercado as mais diversas soluções, com as mais variadas faixas de preço.

O que define a necessidade de uma consultoria não é o tamanho de sua empresa, mas sim o tamanho de seu problema ou necessidade. Há, no mercado, inúmeras empresas de consultoria que atuam exatamente nesse nicho de microempreendedores, e podemos garantir que essas empresas estão muito satisfeitas com seus clientes!

O que ?

O Gerando Empreendedores, por exemplo, tem uma equipe especializada e extremamente experiente em todo o país, pronta para apoiar os empreendedores, especialmente os micros e pequenos empresários. São os Guardiões dos Empreendedores: especialistas em gestão empresarial e gestão financeira, que disponibilizam consultoria, Coach e treinamentos exclusivos para você.

Na verdade, microempresas têm menos recursos humanos; e a contratação de uma consultoria pode ser a melhor forma de solucionar um problema ou para adotar novas práticas de gestão. Ou seja, não é porque é impossível contar com um especialista em seus quadros (CLT) que a microempresa não poderá ter acesso a esse tipo de profissional.

Cuidados ao contratar uma consultoria especializada

Enxergada a necessidade e tomada a decisão da contratação de um consultor especialista, o primeiro passo é, claro, achar esse profissional. É preciso tomar alguns cuidados para a melhor escolha:

  • Certifique-se de que aquele consultor é mesmo um especialista no assunto que você precisa abordar;
  • Peça para que ele apresente cases de sucesso justamente no assunto do trabalho a ser realizado;
  • Peça dicas para outros empresários que já contrataram consultorias especializadas. Peça indicações também;
  • Mesmo diante da contratação de uma empresa de consultoria muito bem recomendada você pode ter problemas de relacionamento com o consultor designado para lhe atender. Certifique-se de que há possibilidade de troca de profissional e veja se é possível conhecer o consultor antes de fechar o contrato;
  • Antes de acertar o contrato de prestação de serviço, certifique-se quanto tempo a consultoria propõe para resolver o problema. Veja se é compatível com suas necessidades e ao preço cobrado.

Como se relacionar bem com o seu consultor especializado

Uma boa relação entre você, sua equipe e o consultor é fundamental para o sucesso do trabalho a ser realizado. Por isso, é preciso ficar bem atento a esta relação, tirando o maior proveito dela. Algumas dicas podem fazer toda a diferença:

  • Não enxergue o consultor como uma ameaça. Ele não está na sua empresa para apontar erros, mas sim para trazer soluções;
  • Mantenha uma relação de confiança e de transparência com ele. Quanto mais informações ele tiver, melhor será o resultado de seu trabalho;
  • Conquiste o apoio da equipe ao consultor;
  • Lembre-se: o papel do consultor é mostrar caminhos, o seu é decidir por onde seguir. Isso não significa que ele não possa opinar – aliás, sua função é justamente essa.

Ganhos da consultoria especializada

  • Eliminação de desperdícios:
  • Novos conhecimentos e cultura para a empresa;
  • Atualização da equipe;
  • Oxigenação dos processos, com adoção de melhores práticas de mercado;
  • Economia;
  • Enxugamento de processos;
  • Mais resultados;
  • Ganho de tempo;
  • Ganhos permanentes;
  • Vantagens competitivas.

Consultoria para redução de custos

Quando uma empresa entrega uma questão para uma consultoria especializada, ela pode se dedicar mais à sua atividade fim. E um assunto sobre o qual não tem expertise passa a ser cuidado por um especialista.

A redução de custos é uma das consultorias mais solicitadas. Ela envolve:

  • Otimização dos resultados;
  • Controle rigoroso de processos;
  • Controle de estoque e de perdas;
  • Análise profunda dos custos fixos;
  • Análise das faturas;
  • Avaliação e identificação de custos invisíveis.

O contador consultor

Talvez você não saiba, mas sua empresa já conta com um consultor especialista, que pode agregar muitos conhecimentos – e consequentemente resultados – à sua empresa. Sim, o seu contador é um consultor especializado, e como tal deve ser encarado.

Na contabilidade para tomada de decisão, o papel do contador vai além da ordenação dos números e geração de boletos ou contracheques. Ele atua lado a lado da gestão do negócio, oferecendo informações preciosas e profundas sobre o negócio, para a tomada de decisões.

Um experiente contador está apto a apoio a gestão contábil e financeira da sua empresa, bem como o departamento de controladoria. Ele vai atuar como uma espécie de conselheiro, e sua empresa só tem a ganhar com essa consultoria especializada.

Localize um consultor especialista 

Portal Gerando Empreendedores
Portal Gerando Empreendedores
A primeira escola de empreendedorismo no Brasil formada por Contadores e Financistas Especializados. Somos o maior apoio paras as Micro e Pequenas Empresas.
Preciso de Ajuda