Oportunidade de negócios: como identificar e aproveitar

oportunidades de negócios

Uma das principais virtudes de um empreendedor é perceber as chances que o mercado oferece para abertura de um novo negócio. Muitos não empreendem tão somente porque querem ser donos de seu próprio destino profissional: eles enxergam as oportunidades de negócio e as transformam em uma atividade empresarial.

Mas como identificar e aproveitar uma oportunidade de negócio? Qual é o segredo para descobrir novas chances de abrir um negócio que seja um sucesso? Onde estão as oportunidades de negócio? Se você quer saber as respostas para estas perguntas, está no lugar certo. O Gerando Empreendedores produziu esse conteúdo especialmente para você, que é empreendedor e está sempre atento às oportunidades do mercado.

Siga conosco e aproveite muito bem nossas dicas e orientações.

O que é uma oportunidade de negócios?

Há uma historinha muito interessante que circula pelas redes sociais e explica o próprio entendimento do que é uma oportunidade de negócios. Uma empresa de sandálias envia dois vendedores para uma determinada região africana, de olho no mercado local. Os sócios querem descobrir se vale à pena investir por lá.

Os relatórios da visita dos profissionais sobre as chances do negócio no local são absolutamente antagônicos: o primeiro diz que a ideia é péssima, porque ali todos andam descalços, portanto as vendas serão um fracasso total. O segundo vendedor, por sua vez, defenda veementemente a entrada no mercado local, justamente porque ninguém utiliza sandálias por lá.

Uma oportunidade de negócios é a chance que um empreendedor percebe para promover o lançamento de um produto ou serviço que tenha ressonância no mercado, que atenda aos anseios do público consumidor. Reconhecer e identificar uma chance de um novo negócio é uma virtude do empreendedor, ainda que ela não se concretize ou simplesmente não dê certo. Afinal, é errando que a gente aprende a fazer certo!

Qual a diferença entre uma ideia e uma oportunidade de negócios?

Uma oportunidade e uma ideia são conceitos bem diferentes quando pensamos na chance de constituir novos negócios. É verdade que semanticamente podem parecer a mesma coisa, mas definitivamente não o são.

Uma ideia de um negócio é sempre bem-vinda, claro, e os empresários que têm o empreendedorismo correndo em suas veias têm ideias de novos negócios o tempo todo. Vender algo para alguém, produzir algum bem, prestar um serviço determinado… as ideias povoam a nossa cabeça, e para isso acontecer basta ter um pouco de criatividade e senso de realidade também.

A ideia, entretanto, não necessariamente vai ter compromisso com a viabilidade. Uma ideia pode ser excelente, mas completamente inviável. Ao contrário, uma oportunidade sempre vai caminhar lado a lado da chance de sucesso. Se é oportuno, é porque pode dar certo. Se há uma oportunidade de negócio, é porque há condições para que aquela atividade empresarial frutifique.

Percebe a diferença entre um e outro conceito? Essa diferença está na viabilidade.

Como identificar uma oportunidade empresarial

Na historinha das sandálias a serem comercializadas em um determinado local da África, um vendedor percebe a oportunidade que tem em mãos para faturar muito. O outro só enxerga prejuízo e fracasso. A diferença está na percepção do próprio mercado e do público consumidor.

O que falta a um determinado local, que é uma necessidade para aquele público consumidor que ali está? As possibilidades são infinitas quando identificamos uma demanda: todos precisamos comer, nos vestir, nos divertir, cuidar da saúde, da casa, enfim, precisamos consumir.

Mas como reconhecer uma chance de um novo negócio?

  • Se há uma necessidade, já é meio caminho andado para a oportunidade se tornar um bom negócio. Veja se existe uma necessidade de consumo.
  • Quanto tempo aquela possibilidade vai se sustentar? É uma oportunidade sazonal, que dura, por exemplo, somente no verão? Ainda assim, pode ser um bom negócio, dependendo dos investimentos que precisarão ser feitos. Pense nisso.
  • Se a oportunidade que você enxerga fará com que o consumidor sinta que está comprando algo que lhe é importante, que tem valor agregado, meio caminho para o sucesso já foi percorrido. Avalie isso: o benefício que o negócio vai gerar para os clientes.

Onde estão as oportunidades de negócios?

Elas estão em absolutamente todos os cantos por onde circulamos. É verdade: há sempre uma chance de empreender e ganhar dinheiro ao nosso redor, basta estar muito atento e perceber quando um novo negócio pode surgir.

A resposta acima pode parecer genérica demais, e isso também é verdade. Mas acontece que limitar o campo de possibilidades é limitar a própria atividade de empreender, e isso a gente não quer, não é mesmo? Listamos, a seguir, alguns “caminhos” de novas chances de negócio, mais comuns do que podemos imaginar:

“Caminhos”

  • Na nossa própria empresa: As oportunidades mais interessantes e viáveis estão a um palmo de distância de nós e se concentram na nossa própria empresa. Um estúdio de tattoo, por exemplo, produz tatuagens, mas pode faturar ainda mais vendendo piercings e até camisetas com estampa da tatuagem escolhida pelo cliente. Não é uma ideia boa e viável? Podemos apostar que muitos clientes gostariam de ter uma camiseta personalizada, com sua tatuagem estampada.
  • Em grandes condomínios: Grandes condomínios significam alta concentração de moradores. E essas pessoas precisam de serviços dos mais diversos, da alimentação ao vestuário, da saúde ao entretenimento, passando por necessidades relacionadas aos seus pets e aos seus carros, por exemplo. Um lava-jato ao lado de um grande condomínio pode ser um excelente negócio, não?
  • Complementação de serviços ou comércio: Os consulados americanos das grandes cidades do Brasil não permitem a entrada em suas dependências com celular em mãos ou mesmo no bolso ou bolsa. Nem todos sabem disso, e quando procuram o local para tirar o visto de turismo acabam por descobrir somente lá, na hora, que não podem entrar com o celular.

E agora? Empreendedores perceberam isso e montaram um serviço de guarda de celular, pelo qual se paga uma taxa, claro. Foi uma oportunidade, que se converteu em um negócio. Montar uma loja de esportes ao lado de um centro esportivo, assim como uma papelaria ao lado de uma escola tem sempre excelentes chances de dar certo!

Dicas

  • Estude as possibilidades que aquela ocasião oferece. É preciso avaliar como aquela oportunidade de negócios se comportará no mercado no qual estará inserida.
  • Jamais aja com paixão, deixando a razão de lado. A gente sabe que a paixão é das maiores virtudes do empreendedor diante de um negócio de sucesso, que isso de fato faz toda a diferença, mas jamais deixe a razão de lado.
  • Pense em todos os problemas que aquela possibilidade de negócio pode trazer, Quais são os pontos fortes e fracos? Jamais se esqueça de pensar também nos pontos fracos.
  • A oportunidade é financeiramente viável? Você tem cacife para bancá-la? Será preciso captar recursos novos? Converse a respeito com seu contador.
  • Uma chance pode aparecer repentinamente, mas o tempo de decisão pode ser curto. Nunca, jamais, em hipótese alguma aja sob impulso. Como se diz popularmente, não vá comer mosca, perdendo uma grande chance, mas também não saia decidindo pelo negócio sem se sentir embasado e seguro.
  • O que fazer para melhorar seu próprio negócio? Ali podem aparecer várias possibilidades de novos negócios, portanto fique atento e seja criativo. Pensar no que se pode fazer para melhorar seu negócio é uma boa forma de identificar novas chances.

O contador vai lhe ajudar a viabilizar o novo negócio

As possibilidades aparecem, e é preciso saber transformá-las em realidade, não é verdade? Acreditamos que nesse momento você deve estar pensando exatamente nisso: “e agora, o que devo fazer diante de uma oportunidade”?

Quando abrimos uma empresa, o primeiro para alcançar sucesso é realizar um completo plano de negócios. Um negócio de ocasião também precisa ser estudado, ainda que você tenha pouco tempo para decidir se vale à pena ou não investir naquilo. Diante de uma chance, também é preciso estudos e análises.

Conversar com o seu contador sobre o novo negócio também é fundamental, porque talvez seja necessário fazer mudanças no contrato social ou mesmo abrir uma nova empresa. Ele também poderá lhe ajudar na questão financeira: a contabilidade moderna oferece informações profundas sobre a empresa, fundamentais para a tomada de decisões gerenciais.

O Gerando Empreendedores pode ajudar você

Somos a maior escola de empreendedorismo do país. Essa é exatamente a nossa expertise: apoiar o empreendedor na gestão de seu negócio e, claro, viabilizar novos negócios também. Oferecemos consultoria empresarial, contábil, tributária, financeira, Coach e treinamentos, e estamos prontos para lhe oferecer todo apoio, esteja você em que parte do país for.

Queremos saber sobre suas necessidades porque temos a solução que procura. Fale com nosso especialista e nos conte do que precisa. Nossa missão é ajudá-lo a encontrar o caminho do sucesso.

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