Como montar uma clínica de estética: entenda o passo a passo

5 dicas para abrir clínica de estética

Como montar uma clínica de estética: entenda o passo a passo ? O Brasil é um dos países que mais se preocupa com a beleza e estética da mulher, assim, se torna promissor empreender em clinicas de estética. Mas atenção: tenha cuidado na hora de investir

Clínica de estética: como escolher um bom funcionário?

Apesar de ser um mercado promissor, montar uma clínica de estética exige uma grande responsabilidade, e não só por estar à frente do porto seguro de uma mulher – a beleza feminina, mas também por questões de saúde, higiene e, não menos importante, a técnica que um esteticista profissional portanto deve ter.

Procure sempre profissionais capacitados, com cursos e/ou graduação comprovada e não tenha medo de pedir testes práticos, a fim de aprovar sua capacitação na hora de exercer os tratamentos estéticos.

Seja líder. Deixe seu funcionário o mais à vontade possível, assim, o profissional de estética terá a oportunidade de trabalhar num lugar tranquilo e, consequentemente, exercerá um bom atendimento. Com isso, conseguirá atrair mais clientes facilmente.

Como montar uma clínica de estética com pouco dinheiro?

Não são em todas as situações que um (a) esteticista recém-formado (a) consegue montar uma clínica de estética grande, com muitos funcionários e, talvez, desembolsando um bom dinheiro para o investimento deste negócio.

Por isso, uma solução seria alugar uma sala estética, com a oportunidade de pagar um aluguel mais baixo e, de primeiro momento, ter apenas a própria empreendedora como esteticista.  Ao ganhar confiança dentro do empreendimento já estabelecido, é possível crescer e alcançar o sonho de ter uma clínica de estética grande.

Supere os possíveis desafios

Lembre-se sempre que este segmento tem muita concorrência, mas não significa que você não vai conseguir, e sim que terá mais desafios e, por isso, exerça sua função com a maior excelência possível. Incentive seus clientes mostrando-os suas evoluções corporais e comprovando, de fato, o resultado.

Tenha estratégias. Abuse dos planos, promoções e redes sociais. Os pacotes de promoção de clínicas de estéticas são sempre um chamariz de novos leads e também uma forma de ‘segurar’ suas clientes mensalmente, podendo, assim, se programar financeiramente para crescer no ramo estético cada dia mais.

Falar com um Contador Especialista

Localização

Uma boa localização é sempre a mais adequada para os seus clientes. Suponhamos que seu network se localiza na zona norte da cidade, mas seu sonho é montar um centro estético na zona sul. Será que de primeiro momento isso seria acessível para as pessoas que já te conhece? Com a vida corrida da cidade, é sempre mais útil uma localização que tenha fácil acesso e que fique dentro do seu roll de clientela.

Além disso, para quem usa um imóvel alugado, por exemplo, pode se sentir atraído por um lugar mais barato, só que, em alguns casos, que se encontra num bairro perigoso, longe de transporte públicos e a mercê de crimes. Será que isso não afastaria seu público?

Escolha um local adequado para atender seus clientes

Levando em conta que a maioria dos clientes de clínica de estética são mulheres, o ditado “o barato sai caro”, pode fazer jus ao seu significado e, ainda, ser caríssimo. Pense sempre na segurança das suas clientes. E também se coloque no lugar das mesmas. Se pergunte “Será que eu me sentiria confortável em vir aqui constantemente, mesmo sabendo que numa avenida conhecida e populosa oferecem os mesmos serviços?”.

Esteja sempre atualizada: aprimore técnicas de estética

No mercado da beleza há atualizações continuamente. Ou seja, o que era novidade ontem, pode estar desatualizado hoje. E não se esqueça que tratamentos estéticos vão muito além do corpo. Foque também em técnicas que estão na moda: preenchimento labial, botox, micropgmentação de sobrancelha, alongamento de cílios, alongamento de unhas e muito mais.

Invista também em seus funcionários caso tenha, afinal, é importante que todos os integrantes da equipe estética estejam no mesmo nível de conhecimento. Sugira cursos, promova workshops e incentive-os a crescer junto à clínica de estética.

Tratamentos de estética de qualidade exigem um bom investimento

Lembre-se que aparelhos estéticos também são caros. Um equipamento de terapia por ondas de choque, por exemplo, pode chegar a 14 mil reais. Entretanto o equipamento oferece tratamentos como: redução de celulite, modelagem, gordura localizada, melhora na circulação sanguínea local e acupuntura.

Portanto uma opção é iniciar os atendimentos apenas com as mãos (massagens, modelagens, drenagens) e, com o passar do tempo, investir em equipamentos como este: com várias funções num único lugar.

Como divulgar meus tratamentos estéticos?

Como já mencionado no texto, ter estratégia é imprescindível. Mas invista em redes sociais. A era virtual chegou para ficar. Então bombe as páginas da clínica (facebook e instagram) e faça das plataformas digitais um meio de atrair clientes.

Faça posts diários, não deixe de responder as dúvidas dos internautas e mostre a evolução das pessoas que já são clientes. Assim, a clínica ganha visibilidade e todos vão querer os mesmos resultados.

Faça parcerias. Abuse das digitais influencers, e crie convênio com academias de ginásticas, nutricionistas e estabelecimentos que estejam ligados à saúde e bem-estar.

Não esqueça também que o Google Ads é uma ferramenta de trabalho, crie campanhas eficientes (há profissionais no mercado especializados nisso), e deixe seu nome sempre nos primeiros resultados de busca.

Quais documentos devo ter para montar uma clínica de estética?

– Cópia autenticada do RG e CPF;

– Comprovante de residência;

– Folha espelho do IFPF;

– IPTU do imóvel;

– Cópia do contrato de locação ou compra e venda.

Falar com um Contador Especialista

Preocupações básicas: não esqueça!

Além dos investimentos que serão feitos para tudo o que precisa dentro de uma clínica estética, também é necessário lembrar de contas comuns de quaisquer estabelecimentos: luz, água, internet, telefone, computadores e um celular de uso somente do empreendimento (para manter a privacidade).

Lembre-se também portanto de manter a higiene do local, não economizando ao limpar e muito menos nos produtos de limpeza. Esteja sempre com a roupa limpa e garanta que os funcionários (se houver), estejam bem uniformizados, com as unhas limpas fazendo com que os clientes se sintam seguros e livres de complicações causadas pela sujeira.

Responsabilidade financeira ao montar uma clínica de estética:

Em todos os ramos são exigidos impostos a serem pagos. No meio estético não seria diferente. Seja no imóvel, nas contas corriqueiras ou em qualquer produto comprado para a clínica: com certeza haverá impostos para pagar. Além do salário dos funcionários que também engloba taxas e leis trabalhistas a serem seguidas.

O mais indicado para qualquer que seja o empreendimento, é contatar com a parceria de um bom profissional da contabilidade ou uma assessoria contábil  de confiança e que cuide de seus gastos, te apresentando as entradas e retiradas de dinheiro. Pois é esse profissional de extrema importância para o sucesso de seu negócio, é ele que te ajuda a evitar problemas financeiros que coloquem em risco o seu patrimônio.

Profissionais responsáveis e especializados

Então não tente administra sua clínica de estética por si só, procure esse profissional especializado, que buscará sempre as melhores soluções, pois assim você sempre saberá de onde está vindo o seu dinheiro, qual o tratamento estético que mais te da resultados e/ou prejuízos, veja o que realmente vale a pena para o seu negócio, prevenindo possíveis problemas.

Mexer com a autoestima das pessoas é algo gratificante. Acompanhar seus resultados, ver suas satisfações e, ainda por cima, crescer financeiramente com a felicidade dos clientes. Mas não se esqueça de se planejar para alcançar o sucesso tão almejado. Ressaltamos que seguir esse passo a passo na abertura de sua clínica de estética.

O conteúdo do Gerando Empreendedores  esclareceu suas dúvidas sobre o tema? Então continue acompanhando nossas publicações para ficar sempre por dentro das principais novidades. Compartilhe também em suas redes sociais, para ajudar outras pessoas.

Falar com um Contador Especialista

Portal Gerando Empreendedores
Portal Gerando Empreendedores
A primeira escola de empreendedorismo no Brasil formada por Contadores e Financistas Especializados. Somos o maior apoio paras as Micro e Pequenas Empresas.
Preciso de Ajuda