Como montar uma lavanderia

como montar uma lavanderia - abrir empresa

Um dos legados que a pandemia do novo coronavírus deixou é o fortalecimento da conscientização da população com a higiene. Negócios voltados para esse nicho ganham um novo impulso e serão ainda mais requisitados, como os serviços de lavanderia. Mas como montar uma lavanderia?

É preciso muito investimento para montar uma lavanderia? O que precisa para montar uma lavanderia? Quais são os tipos de lavanderia? O Gerando Empreendedores responde a essas e outras perguntas sobre o tema e traz diversas dicas para empreendedores que querem montar uma lavanderia. Com certeza, trata-se de um negócio lucrativo, essencial e que pode ser uma excelente opção de empreendedorismo.

As lavanderias no Brasil

O Brasil tem hoje em torno de 9,5 mil lavanderias, segundo a Associação Nacional de Empresas de Lavanderia (Anel), das quais cinco mil estão em São Paulo. Do total de lavanderias paulistas, 80% são de pequeno porte e contam com no máximo dez funcionários. Em todo país são quase cem mil trabalhadores empregados nesse ramo.

Um estudo da Anel de 2014 revelou que naquele ano o setor havia faturado R$ 7 bilhões, e que até 2020 seria registrado um crescimento de 20% sobre esse valor. Acredita-se que somente 4% da população utilizam os serviços de uma lavanderia, ou seja, há um imenso mercado a ser conquistado.

Não há dúvidas de que é um mercado forte, um negócio lucrativo e com grandes perspectivas pela frente.

O primeiro passo para montar uma lavanderia: plano de negócios

O primeiro passo do empreendedor que quer montar uma lavanderia é preparar o seu plano de negócios, onde ele vai registrar todas as informações sobre o seu futuro empreendimento. Um plano de negócios é feito para funcionar como um GPS na hora de empreender. É ali que estarão definidos o modelo de negócio, os produtos a serem ofertados, o público-alvo, ações de marketing, estudo sobre a concorrência, investimentos a serem feitos, política de preços e muito mais. Esse documento serve como um estudo para evitar erros e inconsistências no projeto.

A legalização de uma lavanderia: é hora de contratar um contador

Feito seu plano de negócios, é hora de legalizar a empresa. A contratação de um contador especializado é fundamental. É este profissional quem sabe o caminho das pedras para abrir a lavanderia, respeitando todas as exigências da legislação. Ele regularizará a empresa de forma correta, sem erros, e de forma mais rápida.

Mas engana-se quem pensa que o papel do contador se limita, em um primeiro momento, à legalização do negócio. Você sabe o que deve constar no contrato social da lavanderia? Qual será a melhor opção para o seu negócio: uma Eireli, uma Sociedade Limitada, uma EI, ME ou EPP? Como calcular o capital de giro do negócio? Quanto você irá tirar de pró-labore?

O contador especializado está pronto para lhe responder a todas essas perguntas e lhe apontar os melhores caminhos, inclusive para o pagamento de uma carga tributária menor. Na contabilidade moderna, a assessoria contábil funciona de uma forma muito mais ampla e profunda, apontando caminhos e ajudando na tomada de decisões.

Escolha o melhor local para sua lavanderia

A escolha do local de sua lavanderia é primordial e fundamental para o sucesso do negócio. Ainda que você trabalhe com delivery, é importante que a loja seja visível por um maior número possível de pessoas, em uma área de forte concentração residencial.

Os serviços de uma lavanderia são utilizados, ainda hoje, por classes sociais mais abastadas. Então, buscar bairros de classes média e alta pode ser um diferencial. Muito provavelmente, seu público-alvo está ali.

Não se preocupe com as opções de transporte público no local, já que ninguém pega condução para levar roupa para a lavanderia. Mas certifique-se de que o local dispõe de ampla oferta de vagas para automóveis.

Em tempo: tenha todo cuidado ao elaborar o contrato de locação da sua futura loja. Converse com o seu contador sobre o assunto para evitar problemas futuros.

Estrutura de uma lavanderia

A estrutura necessária vai depender do tipo e do tamanho da sua lavanderia. Uma loja muito pequeno certamente não vai dar conta da atividade, pois será preciso contar com uma recepção ou área de balcão, espaço para separar as roupas recebidas e outros com as máquinas de lavar, espaço para centrifugadora, para mesas de passar roupa, secadores e local para cabideiro.

Essa configuração pode mudar um pouco no caso do autosserviço, que, no entanto, demanda espaço de espera dos clientes, com televisão.

Os principais equipamentos necessários são:

  • Máquinas de lavar;
  • Centrifugadora;
  • Ferros a vapor;
  • Mesa de passar automática;
  • Balança;
  • Calandras para secagem de roupa; e
  • Secadoras

Lembre-se: é preciso ter pontos de água espalhados pelo local conforme projeto da lavanderia.

Nicho de mercado de uma lavanderia

Montar uma lavanderia pode ser muito lucrativo porque há vários nichos que podem ser explorados. São eles:

  • Atendimento a hotéis, pousadas e hostels;
  • Atendimento a hospitais;
  • Lavanderia de condomínio;
  • Lavanderia industrial;
  • Lavanderia doméstica;
  • Lavanderia para firmas de serviços gerais; e
  • Lavanderia self service (autosserviço).

O que é uma lavanderia Industrial?

A lavanderia industrial é organizada para atender a uma demanda de grande volume. Somente uma lavanderia muito bem estruturada pode, por exemplo, atender a um grande hotel ou hospital, que lavam roupas diariamente e em grande quantidade, com prazos de entrega apertados.

Uma lavanderia industrial não atende ao público comum e não precisa estar localizada em um bairro residencial populoso e em uma loja com alta visibilidade. Pelo contrário: como precisa de muito espaço, pode optar por bairros cujos aluguéis de imóveis sejam mais baratos. Todo o transporte das roupas é feito por delivery.

O Brasil conta com em torno de 2 mil lavanderias industriais, número considerado pequeno pelos especialistas. Os investimentos nesse nicho são naturalmente altos.

O que é uma lavanderia doméstica?

A lavanderia doméstica é aquele que atende ao público comum, à dona-de-casa. A estrutura é mais simples, o volume de roupa para lavar é menor e, claro, os investimentos para a abertura do negócio são bem mais baixos. O Brasil contabiliza em torno de 7,5 mil lavanderias domésticas.

O que é uma lavanderia autosserviço?

É um conceito relativamente novo – não mais do que dez anos – se pensarmos que as lavanderias domésticas existem há muitos anos. A lavandeira autosserviço oferece ao cliente o direito dele lavar e secar suas roupas pessoalmente, por um preço mais em conta do que o cobrado pelas lavanderias tradicionais.

O cliente vai até a loja com sua muda de roupa e paga pelo direito de usar os equipamentos, incluindo sabão em pó e amaciante. Em geral, paga-se por cesto de roupa. Enquanto a lavagem é feita, o cliente espera na loja, vendo tv, lendo revista ou navegando na internet. É o próprio cliente quem faz toda a operação.

Como organizar uma lavanderia com pouco dinheiro?

É possível abrir uma lavanderia com pouco dinheiro, mas será um negócio pequeno, capaz de atender a uma demanda reduzida. Um empreendedor que quer investir pouco pode até optar por utilizar, por exemplo, a garagem de sua casa, adaptando-a ao negócio, e adquirindo poucos equipamentos. Com o tempo, o negócio poderá ser expandido.

Em São Paulo, uma empreendedora chegou a abrir quatro lavanderias sem comprar uma máquina de lavar sequer. Ela recebe as roupas e as distribui por lavanderias parceiras, que oferecem preços muito competitivos. Ela gerencia toda a operação e ganha comissão pelos serviços encomendados. A grande vantagem é que sua capacidade de atendimento é multiplicada pelo número de lavanderias parceiras que ela consegue cooptar.

Franquias de lavanderias self service (autosserviço)

O empresário que quer empreender nesse ramo, mas o desconhece, tem a opção de comprar uma franquia de lavanderia self service, ou seja, uma lavanderia de autosserviço. Esse modelo de negócio já é bastante disseminado em países europeus e nos Estados Unidos, e agora começa a ganhar corpo no Brasil também.

De olho neste mercado, grandes marcas multinacionais estão chegando aqui e se espalhando paulatinamente, conquistando o público consumidor e criando um hábito de consumo. A grande vantagem de optar pela franquia é abrir um negócio por meio de uma marca já estabelecida, que tem sucesso e credibilidade, recebendo todo o apoio do franqueador para a abertura e gestão do negócio.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF) uma franquia express, de uma marca multinacional famosa, tem investimentos a partir de R$ 55 mil.

Dicas de como montar uma lavanderia

  • É possível faturar mais oferecendo outros serviços e produtos para seus clientes, como reparos de costura e coloração de roupas, cafeteria, venda de refrigerantes e conveniências em geral, venda de revistas e serviço de impermeabilização de tecidos.
  • Abuse das redes sociais para divulgar o seu negócio, mostrando como é conveniente para as pessoas entregarem essa tarefa a terceiros.
  • Fidelize os clientes oferecendo descontos por volumes maiores de roupas lavadas.
  • Quando receber as roupas faça uma vistoria na frente do cliente, certificando-se do estado em que se encontram. Isso pode evitar aborrecimentos futuros, por exemplo, com roupas que já estão rasgadas.
  • Mantenha sua loja sempre muito bem perfumada. Isso passará uma ótima impressão para os seus clientes.
Portal Gerando Empreendedores
Portal Gerando Empreendedores
A primeira escola de empreendedorismo no Brasil formada por Contadores e Financistas Especializados. Somos o maior apoio paras as Micro e Pequenas Empresas.
Preciso de Ajuda